José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Altos índices de obesidade e tabagismo afetam bem-estar da população gaúcha

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Altos índices de obesidade e tabagismo afetam bem-estar da população gaúcha

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana os resultados da pesquisa Vigitel, que apontou os hábitos dos brasileiros em relação à saúde. A capital gaúcha apresentou dados preocupantes. De acordo com o estudo, Porto Alegre tem o maior número de fumantes do país (22,6%) e o segundo maior índice de obesidade (19,6%) entre as capitais brasileiras.

O estudo do Ministério da Saúde apontou que, na contramão do resto do país, o índice de fumantes em Porto Alegre aumentou nos últimos cinco anos. Já a última edição do Índice Bem-Estar – IBE, pesquisa realizada pela Unimed Porto Alegre entre a população da capital gaúcha, concluiu que o tabagismo influencia diretamente na qualidade de vida do indivíduo. O estudo apontou que a sensação de bem-estar naqueles que fumam ou convivem com fumantes é significativamente menor em relação àqueles que não têm contato com o cigarro.

A pesquisa do Ministério da Saúde também apontou Porto Alegre como a segunda capital mais obesa do país, atrás apenas de Macapá. Apresentou, ainda, que mais da metade da população da capital gaúcha (55,4%) está acima do peso. Estes dados conferem com os resultados do IBE, em que a população local mostrou-se insatisfeita em relação aos seus hábitos alimentares. Na última edição da pesquisa da Unimed os porto-alegrenses apresentaram baixos índices em relação à ingestão de leguminosas e alto consumo de carboidratos e alimentos com açúcar.

Sobre a Unimed Porto Alegre
Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Possui mais de 590 mil beneficiários e cerca de 400 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que se constitui na maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A Cooperativa conta com 6 mil médicos em 49 especialidades e 39 áreas de atuação e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui Hospital, Laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia, Prontos-Atendimentos, unidades de atendimento Odonto Unimed e o SOS Emergências Médicas.
FONTE: http://portal.comunique-se.com.br/index.php/releases/saude/altos-indices-de-obesidade-e-tabagismo-afetam-bem-estar-da-populacao-gaucha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário