José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Projeto ajuda obesos a fazerem cirurgia de redução

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto ajuda obesos a fazerem cirurgia de redução

Pelo menos 51,7% da população cuiabana está acima do peso ideal, segundo aponta o recente levantamento do Ministério da Saúde, feito nas capitais brasileiras.
Fonte: Daniela Melhorança

O estudo revela também que 17,2% da população está obesa, ou seja, com excessiva quantidade de gordura no organismo.

Foi por causa desta realidade que no fim do ano passado Sinop passou a contar com o projeto “De mais vida a sua vida”. Ele consiste na união dos médicos cirurgiões Juliano Berticelli e Pedro Paduan, especialistas em cirurgias bariátricas (de redução do estomago), com uma Equipe Multidisciplinar, coordenada pela Educadora Fisica Janete Dacrose.

O grupo formado também por psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, nutricionistas, educadores físicos, entre outros, realiza encontros bimestrais informando a população sobre o beneficio de se cuidar da obesidade, seja através de atividades físicas, medicamentos e até cirurgias de redução.

Foi pelo empenho desta equipe que o SUS da região norte de MT começou a realizar cirurgias bariátricas gratuitamente. Em novembro e dezembro de 2011 foram feitas 4 cirurgias, este ano o SUS tem feito 4 cirurgias por mês, já realizou 12 e tem mais 70 agendadas.

“Estes pacientes já estão com todo o processo pronto para realizar a cirurgia e eles só conseguiram agilizar isso porque nos encontros da Equipe Multidisciplinar ensinamos os caminhos certos a serem percorridos”, explica Janete.

Vale lembrar que enquanto no nortão este processo está ágil no restante do estado pacientes chegam a ficar sete anos na fila de espera pela cirurgia de redução, como aconteceu com Alexandra Cristina Almeida em Cuiabá, que só foi operada no último dia 09.

O próximo encontro com a EQUIPE MULTIDISCIPLINAR do projeto “De mais vida a sua vida”, será na terça-feira, dia 17 de abril, as 19hs, na CDL, na Câmara de Dirigentes Lojistas e qualquer pessoa interessada pelo assunto pode participar gratuitamente. INFORMAÇÕES (66) 9978-3050
FONTE: http://www.expressomt.com.br/matogrosso/projeto-ajuda-obesos-a-fazerem-cirurgia-de-reducao-9766.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário