Alunos
pesquisadores da Universidade do Minho (em Portugal) desenvolveram um
trabalho de análise sobre os efeitos de uma intervenção no recreio
escolar entre alunos de 6 e 12 anos de idade. Os resultados indicam que o
recreio é espaço privilegiado de promoção de hábitos saudáveis,
permitindo aos alunos o aprofundamento do conhecimento e a oportunidade
de descobrirem seus interesses e paixões.
No
Brasil, a marca OMO e o Instituto Sidarta desenvolveram uma pesquisa em
10 países (2007), com pais de crianças em idade escolar com foco no
“brincar”. A conclusão é de que é na escola o espaço onde as crianças
mais brincam, exploram e desenvolvem de forma lúdica o lado criativo.
Para
os estudantes, o horário do recreio é o momento mais esperado. É quando
interagem socialmente com os colegas, exploram diferentes percursos e
aprendem mais sobre as relações sociais. As escolas não interferem, mas
oferecem vasto cardápio de atividades que podem, ou não, interessar
determinados grupos.
Na Escola Stance Dual...
Os
alunos do ensino fundamental se lançam nos corredores em passos
apressados. Não querem perder um minuto sequer para participar das
“intervenções inteligentes”: do Play organizado pelo Coordenador da área
de esportes, Cláudio Fernandes.
As
brincadeiras são democráticas. Todos podem fazer o que quiser. Alguns
optam pela roda de vôlei, outros preferem participar das oficinas de
origami e da construção de brinquedos na recicloteca.
Os
menores pulam corda, amarelinha, manda rua. Toda sexta a cultura afro é
contemplada com instrumentos de percussão e ritmo - e circo com
malabares e diabolôs. Grupo de universitários de Educação Física
acompanham as atividades praticadas pelos alunos que circulam entre o
ping-pong, pebolim, jogos de tabuleiro e outros. Em todas elas, as
regras são muito bem explicitadas pelo coordenador de esporte da escola.
Para
complementar, as crianças e suas famílias recebem orientações sobre os
problemas da obesidade e em como ter uma boa alimentação e saúde. “O
objetivo é implantar a cultura de que a educação pelo esporte é algo que
deve se levar para a vida toda, e acho que os alunos já se apropriaram
do conceito. Não veem o esporte como competição, mas como atividade
saudável e de integração”, finaliza Cláudio.
Na Escola Móbile...
Do que vamos brincar?
Uma
breve observação das crianças em horário de atividade livre na escola é
suficiente para perceber que brincar é uma atividade muito prazerosa.
As crianças correm, jogam, montam construções, “fazem de conta”, e os
sentimentos mais autênticos afloram nesse momento – da angústia e
decepção, pela tentativa frustrada de vencer, ao entusiasmo e euforia.
Brincar
é uma atividade essencialmente humana. A partir da brincadeira, a
criança aprende a tomar decisões e a se relacionar com o mundo de
maneira ativa. O jogo e a interação com seus pares favorece o
desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da responsabilidade da
criança quanto a suas próprias ações.
É
com o objetivo de proporcionar uma diversificada experiência de
interação entre os alunos por meio da brincadeira que a Móbile mantém,
todos os anos, o projeto Recriando o Recreio, com alunos de 2º a 5º ano
do Ensino Fundamental.
Este
ano a escola incluiu novas brincadeiras inspiradas no livro Giramundo e
outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil, de Renata
Meirelles. A cada semana, na hora do recreio, algumas brincadeiras são
disponibilizadas em espaços específicos da Escola e as crianças
interessadas se engajam nelas. A escolha é totalmente livre. As crianças
podem optar por brincar de outras brincadeiras nos demais espaços da
escola. Com isso, esse momento do dia torna-se mais divertido e menos
repetitivo por sair do típico pega-pega e do jogo de futebol, que
privilegiam e destacam somente aqueles que apresentam maior habilidade
física.
Os
adultos da equipe pedagógica permanecem sempre com o olhar atento.
Intervenções podem ser necessárias na resolução de conflitos, mas têm
que ser qualificadas.
O
resultado de todo esse trabalho é um só: um ambiente de convivência
alegre, cooperativo e respeitoso e que proporciona um desenvolvimento
saudável a todos.
FONTE: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=72272:-beneficios-da-intervencao-no-recreio-escolar&catid=50:cat-demais&Itemid=331
Nenhum comentário:
Postar um comentário