José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Benefícios da intervenção no recreio escolar

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Benefícios da intervenção no recreio escolar

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Alunos pesquisadores da Universidade do Minho (em Portugal) desenvolveram um trabalho de análise sobre os efeitos de uma intervenção no recreio escolar entre alunos de 6 e 12 anos de idade. Os resultados indicam que o recreio é espaço privilegiado de promoção de hábitos saudáveis, permitindo  aos alunos o aprofundamento do conhecimento e a oportunidade de descobrirem seus interesses e paixões. 
 
No Brasil, a marca OMO e o Instituto Sidarta desenvolveram uma pesquisa em 10 países (2007), com pais de crianças em idade escolar com foco no “brincar”. A conclusão é de que é na escola o espaço onde as crianças mais brincam, exploram e desenvolvem de forma lúdica o lado criativo.
 
Para os estudantes, o horário do recreio é o momento mais esperado. É quando  interagem socialmente com os colegas, exploram diferentes percursos e aprendem  mais sobre as relações sociais. As escolas não interferem, mas oferecem vasto cardápio de atividades que podem, ou não, interessar determinados grupos.
 
Na Escola Stance Dual...
 
Os alunos do ensino fundamental se lançam nos corredores em passos apressados. Não querem perder um minuto sequer para participar das “intervenções inteligentes”: do Play organizado pelo Coordenador da área de esportes, Cláudio Fernandes.
 
As brincadeiras são democráticas. Todos podem fazer o que quiser. Alguns optam pela roda de vôlei, outros preferem participar das oficinas de origami e da construção de brinquedos na recicloteca.
 
Os menores pulam corda, amarelinha, manda rua. Toda sexta a cultura afro é contemplada com instrumentos de percussão e ritmo - e circo com malabares e diabolôs. Grupo de universitários de Educação Física  acompanham as  atividades praticadas pelos alunos que circulam entre o ping-pong, pebolim, jogos de tabuleiro e outros. Em todas elas, as regras são muito bem explicitadas pelo coordenador de esporte da escola.
 
Para complementar, as crianças e suas famílias recebem orientações sobre os problemas da obesidade e em como ter uma boa alimentação e saúde. “O objetivo é implantar a cultura de que a educação pelo esporte é algo que deve se levar para a vida toda, e acho que os alunos já se apropriaram do conceito. Não veem o esporte como competição, mas como atividade saudável e de integração”, finaliza Cláudio.
 
Na Escola Móbile...
 
Do que vamos brincar?
 
Uma breve observação das crianças em horário de atividade livre na escola é suficiente para perceber que brincar é uma atividade muito prazerosa. As crianças correm, jogam, montam construções, “fazem de conta”, e os sentimentos mais autênticos afloram nesse momento – da angústia e decepção, pela tentativa frustrada de vencer, ao entusiasmo e euforia.
 
Brincar é uma atividade essencialmente humana. A partir da brincadeira, a criança aprende a tomar decisões e a se relacionar com o mundo de maneira ativa. O jogo e a interação com seus pares favorece o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da responsabilidade da criança quanto a suas próprias ações.
 
É com o objetivo de proporcionar uma diversificada experiência de interação entre os alunos por meio da brincadeira que a Móbile mantém, todos os anos, o projeto Recriando o Recreio, com alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental.
 
Este ano a escola incluiu  novas brincadeiras inspiradas no livro Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil, de Renata Meirelles. A cada semana, na hora do recreio, algumas brincadeiras são disponibilizadas em espaços específicos da Escola e as crianças interessadas se engajam nelas. A escolha é totalmente livre. As crianças podem optar por brincar de outras brincadeiras nos demais espaços da escola. Com isso, esse momento do dia torna-se mais divertido e menos repetitivo por sair do típico pega-pega e do jogo de futebol, que privilegiam e destacam somente aqueles que apresentam maior habilidade física.
 
Os adultos da equipe pedagógica permanecem sempre com o olhar atento. Intervenções podem ser necessárias na resolução de conflitos, mas têm que ser qualificadas.
 
O resultado de todo esse trabalho é um só: um ambiente de convivência alegre, cooperativo e respeitoso e que proporciona um desenvolvimento saudável a todos.
FONTE: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=72272:-beneficios-da-intervencao-no-recreio-escolar&catid=50:cat-demais&Itemid=331

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