José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Cresce índice de obesidade no Acre

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cresce índice de obesidade no Acre

Em Rio Branco, 17,5% dos homens estavam obesos em 2011 e 51,2% acima do peso
A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue/FOTO: Mirela Pinheiro - Portal Amazônia
RIO BRANCO – Recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou um aumento no número de pessoas com excesso de peso e obesidade nos últimos seis anos no Brasil. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no país avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
Na capital do Acre, o levantamento apontou que 11,6% dos homens estavam obesos em 2006, já em 2011, este número subiu para 17,5%. Entre as mulheres, os números passaram de 11% para 16,6%. Em seis anos, o percentual de homens com excesso de peso cresceu de 45% para 51,2%, em 2011, e entre as mulheres, o número ficou estável em torno dos 44%.
A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.
Para tentar reduzir esse quadro a Associação dos Portadores de Obesidade do Acre (Apoacre), desenvolve um programa de exercícios monitorados com o objetivo de reduzir estes danos causados pela obesidade e sobrepeso. Em um lugar cercado de muito verde que inspira a prática da atividade física são desenvolvidas diversas atividades como caminhada, hidroginástica e dança de salão com o objetivo de incentivar a mudança de hábito e perda de peso.
“A obesidade é um mal que afeta a sociedade moderna, uma combinação de vida corrida, sem tempo para cuidar da saúde, e o sedentarismo nos trouxeram a esta situação. Aqui em Rio Branco a Apoacre trabalha justamente nesta contra mão incentivando e auxliando as pessoas a saírem de uma rotina sedentária para incluir as atividades físicas em seus hábitos diários”, declara o presidente da Apoacre Edivanilson de Carvalho.
Para se matricular no programa a pessoa deve ser portadora de obesidade ou sobrepeso e comprovar por meio de laudo médico que está apta a prática da atividade física. Entre os exercícios oferecidos a hidroginástica é o mais completo, isso porque pode ser praticado por pessoas de todas as idades, não oferece impacto à musculatura e tem uma grande queima calórica por aula.
Quem participa das atividades não esconde os benefícios, que vão desde a perda de peso até a melhoria da qualidade de vida. “Desde que iniciei as atividades físicas aqui na Apoacre consegui reduzir meu além de ganhar uma melhor preparação. Hoje consigo desenvolver melhor as atividades do dia a dia como caminhar, carregar coisas, dormir e também respirar melhor”, acentua a dona de casa Ociene Nobre.
FONTE: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/saude/cresce-numero-da-obesidade-no-acre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário