José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Em cinco anos obesidade teve aumento de quase 6%

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Em cinco anos obesidade teve aumento de quase 6%

A entrevista dessa semana destaca os males e as causas da obesidade.
Thamires Fonseca - Estagiária do Portal JC

Dr. Raimundo Sotero/ Foto: Divulgação
Pesquisa divulgada nesta semana pelo Ministério da Saúde apontou que nos últimos cinco anos o percentual de obesos teve um aumento significativo, sendo que em 2006 42,7% da população estava incluída na faixa de obesidade e em 2011 essa porcentagem subiu para 48,5%. Em Aracaju a porcentagem de obesos ficou em 44,5%.
Essa nova realidade do brasileiro tem preocupado a sociedade médica, no entanto, segundo especialistas, esse aumento no número de obesos está diretamente ligado com os novos hábitos da população, o que torna o resultado da pesquisa ainda mais preocupante.
O JornaldaCidade.Net, traz essa semana uma entrevista com Raimundo Sotero e Adriano Cavalcanti Nóbrega, o primeiro que é endocrinologista, e o segundo que é nutricionista. Ambos que, dentre outras questões, trabalham no controle da diabetes, doença que pode ser associada à obesidade.

JC.Net-  Quais os fatores que levam a obesidade?
R /A - Principalmente o sedentarismo, a má alimentação, o estresse e hábitos como tabagismo e etilismo (ingestão de álcool), a mudanças da população do campo para a cidade reduziu atividades físicas e aumentou o consumo de fast-foods.

JC.Net - Quais os principais pontos que podem ter contribuído para o aumento da
obesidade no país?

R/A - A modernização aumentando o sedentarismo, a industrialização da alimentação aumentando o consumo de alimentos pré-prontos (fast-foods), e o envelhecimento (aumento populacional) seriam fatores relacionados ao aumento na prevalência de obesidade em nosso país, além do aumento do poder aquisitivo da classe C, aumentando paralelamente o consumo de alimentos supérfluos.

JC.Net -  É possível prever que uma pessoa será obesa?
R/A - Desde eventos pré-natais (mães obesas, mães com diabetes gestacional ou ganho excessivo de peso durante a gestação), e o peso ao nascer já são considerados grandes preditores de risco de doenças crônico-degenerativas no futuro (isto inclui a obesidade). Dosagem de marcadores inflamatórios pode ser útil para investigar a causa metabólica para a obesidade: o processo inflamatório crônico (também chamado de inflamação subclínica). Níveis elevados de insulina (visto através do exame insulina em jejum) também pode
ser útil para detectar causa ou risco elevado para ganho de peso (podendo levar à obesidade), bem como níveis elevados de cortisol. Do ponto de vista epidemiológico, indivíduos que reúnam os fatores descritos na questão 1 também estarão mais propensos a desenvolver obesidade no futuro.Lembrando sempre o ditado popular : ¨Quem herda não furta ¨.

JC.Net - Quais medidas podem ser adotadas para prevenir a obesidade?
R/A - Equilibrar a alimentação (compreendendo que alimentação saudável é uma questão individual, cada pessoa possui características metabólicas únicas o que faz com que a orientação alimentar seja individual), praticar exercícios físicos, no mínimo, 30 minutos 5x/semana (novamente, é importante que esta orientação seja individualizada), adotar atitudes e comportamentos que reduzam o impacto do estresse do dia-a-dia e, para os que fumam e/ou ingerem bebida alcoólica de uma maneira excessiva, que eliminem estes hábitos. Estas já seriam medidas que trariam excelentes resultados na prevenção e/ou tratamento da obesidade. Sabe-se que a prática de 30 a 45 minutos de exercícios diariamente, reduz em 40% a possibilidade de desenvolver doenças crônicas, como obesidade e diabetes.

JC.Net -  Quais os males que o excesso de peso pode causar?
R/A - A obesidade é um dos principais fatores de risco associados ao diabetes e às doenças cardiovasculares, sendo estas últimas a principal causa de morte no mundo. Sabe-se que o grande obeso desenvolve doenças osteo-articulares, dificuldade para ter um sono reparador (apresenta apnéia noturna )e desenvolve insuficiência vascular periférica (varizes) com muita intensidade e com uma grave repercussão à sua qualidade de vida.

JC.Net - O ritmo acelerado e a falta de tempo acabam por contribuir para o sedentarismo. Quais as medidas que podem ser adotadas, até mesmo dentro do escritório, por exemplo, para deixar o sedentarismo?
R/A - Principalmente questionar as escolhas individuais. Somos um resultado das nossas escolhas. Ao chegar em casa após um exaustivo dia de trabalho é pouco provável que você encontre disposição e disciplina para praticar alguma atividade física. Sendo assim, observe qual o momento do dia você se sente mais disposto e procure inserir uma atividade física regular neste horário. No exemplo anterior uma boa estratégia seria acordar mais cedo ou encontrar um horário mesmo que no intervalo do almoço. Para aqueles que trabalham sentados a maior parte do dia, levantar-se a cada 45 minutos e procurar caminhar pelo menos 5 minutos; subir escadas ao invés de elevador poderiam ser condutas que reduziriam o sedentarismo no trabalho e evitar o hábito de tomar cafezinhos ao longo do dia, isso estimula o ganho de peso por aumentar a liberação de cortisol (um tipo de hormônio) pelo organismo. Lembre-se, existem atitudes simples que estão ao nosso lado e que podem nos auxiliar no dia a dia da vida. Sentar gasta mais calorias que deitar, ficar de pé gasta mais calorias que sentar, e andar gasta mais calorias do que fica de pé. É só escolher o que pode e se deve fazer.

JC.Net - Quais alimentos contribuem para a perda e/ou controle do peso?
R /A - Cereais integrais (arroz, trigo, aveia, todos em suas versões integrais), frutas e verduras, oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistache), leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico) e alimentos do mar (peixes, crustáceos, algas). Estes seriam os principais grupos alimentares. Existem alimentos com propriedades funcionais, ou seja, possuem maior teor
de nutrientes ou presença de fitoquímicos que possuem uma atividade específica na prevenção e/ou controle de uma patologia. Um exemplo de alimento funcional para a obesidade seria o chá verde. Outro ponto importante na alimentação para o controle de peso é o fracionamento alimentar, no máximo, a cada 3 horas, e a hidratação. A reação de queima de gordura pelo organismo necessita de água para acontecer.

JC.Net -  No geral, essas cirurgias de redução de peso são positivas?  O fato de serem medidas que obrigam o corpo a perder peso rapidamente, pode acabar prejudicando o organismo, até o metabolismo, de alguma forma?
R/A - Se um paciente já fez várias tentativas para reduzir seu peso através de dietas e exercícios físicos e não obteve resultados significativos; se existem outros fatores de risco associados à obesidade (diabetes, pressão alta, colesterol elevado); e se houver um bom trabalho de conscientização do papel da cirurgia no processo de tratamento deste
paciente, a cirurgia bariátrica pode ser um recurso positivo sim. Em geral a cirurgia causa uma melhora no metabolismo, todavia, compromete a capacidade absortiva de nutrientes como vitaminas e minerais, o que pode causar outras alterações metabólicas no futuro. Os dados mostram que quase 50% dos pacientes podem voltar a ganhar peso após 5 anos de cirurgia, o que mostra a importância de se trabalhar o aspecto comportamental/emocional destes pacientes. A cirurgia não é uma mágica, nem pode ser usada como uma conduta geral para os obesos mórbidos, e sim uma conduta terapêutica amadurecida indicada com muita responsabilidade por uma Equipe Multi e Interdisciplinar, formada por: Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo, Cirurgião, Cardiologista, Pneumologista, Oftalmologista e em alguns casos Psiquiatra. Portanto não é um procedimento estético e inconsequente.

JC.Net - Os shakes, pílulas, dentre outras substâncias que dizem auxiliar na redução do apetite são vistos de forma positiva?
R/A - Depende. Os recursos certos, na hora certa, para a pessoa certa são muito eficazes. O maior problema é a massificação e o uso indiscriminado destes produtos. É muito importante frisar a importância do Nutricionista no tratamento e no acompanhamento adequado e acima de tudo Ético do paciente com sobrepeso ou obeso. 
FONTE: http://www2.jornaldacidade.net/entrevistas_ver.php?id=26787

Nenhum comentário:

Postar um comentário