José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade e pressão alta são doenças cada vez mais comuns entre os índios

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Obesidade e pressão alta são doenças cada vez mais comuns entre os índios

Vida urbana faz com que eles se tornem mais sedentários

Muitos índios brasileiros deixaram a floresta para estudar e trabalhar. Eles experimentam as mesmas alegrias, tristezas e até doenças do homem branco.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há 817 mil índios no Brasil, o que equivale a 0,4% da população do País.

Cerca de 315 mil índios vivem em áreas urbanas. Sem as atividades físicas da tribo, o corpo dessas pessoas sofre os impactos de uma vida mais sedentária.

A obesidade, a diabetes tipo 2 e apressão alta são doenças cada vez mais comum entre os índios, segundo uma pesquisa da UFPA (Universidade Federal do Pará).

A explicação está na genética e principalmente nas mudanças de hábito. Hoje, no cardápio de muitos indígenas não faltam sal, açúcar, produtos industrializados, biscoitos e refrigerantes.
FONTE: http://noticias.r7.com/saude/noticias/obesidade-e-pressao-alta-sao-doencas-cada-vez-mais-comuns-entre-os-indios-20120420.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário