José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade pode agravar os riscos para câncer colorretal

terça-feira, 24 de abril de 2012

Obesidade pode agravar os riscos para câncer colorretal

Pesquisa Vigitel revela que metade da população está acima do peso e mais de 30 milhões de brasileiros são obesos. A batalha perdida para a balança aumenta as chances para desenvolvimento do 3º principal tumor
O câncer colorretal é uma das neoplasias mais frequentes no Brasil e no mundo. Segundo o INCA, é o terceiro tumor mais comum entre homens e mulheres e a estimativa para 2012 é de 15 casos a cada 100 mil habitantes. Com o avanço da idade, principalmente a partir dos 50 anos, a incidência desse câncer cresce consideravelmente.
Não apenas a idade é fator a ser considerado. Má alimentação, principalmente quando rica em carnes e pobre em vegetais, obesidade, diabetes e doenças intestinais são condições que podem propiciar o surgimento de tumores. Segundo o oncologista Marcos França, do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), o melhor modo de prevenir a aparição do câncer colorretal é evitar os fatores de risco. “Dieta saudável e manutenção do peso dentro da faixa ideal são fatores preventivos”, explica o especialista. Também é importante a avaliação médica para rastreamento por intermédio do exame clínico, da realização de um tipo específico de exame de fezes e a realização de colonoscopia a partir dos 50 anos para aqueles que não possuem casos de câncer na família. “Em pacientes que possuam histórico familiar da doença, pode ser necessário o exame antes dos 50 anos”, revela Dr. Marcos.
O câncer colorretal é curável com a realização de cirurgia quando em fase inicial. Em casos mais avançados, pode ser necessário outros tratamentos além da cirurgia como a quimioterapia ou a radioterapia. Portanto, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances do paciente evitar complicações. “É importante procurar auxílio médico quando surgirem sintomas como anemia – que pode ocasionar fadiga -, indisposição, dor abdominal e alteração no ritmo do intestino gerando constipação ou diarreia – todos sintomas mais comuns nos tumores de cólon”, explica o oncologista. “Nos tumores de reto, observam-se sangramento nas fezes, sensação de evacuação incompleta ou urgência para defecar”, completa.
Com o avanço da medicina, novos medicamentos têm sido introduzidos na luta contra o câncer. Entretanto, o tumor colorretal, como qualquer outro tipo, pode reincidir mesmo depois de realizada a cirurgia. “A avaliação e acompanhamento médico após diagnóstico e tratamento são essenciais também para a monitorizarão da recorrência do tumor”, finaliza o Dr. Marcos Vinícius.
http://saudeweb.com.br/voce-informa/obesidade-pode-agravar-os-riscos-para-cancer-colorretal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário