José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Unesp oferece curso gratuito de práticas de ginástica na escola

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Unesp oferece curso gratuito de práticas de ginástica na escola

Práticas contemporâneas de ginástica escolar serão apresentadas e discutidas pela Unesp junto ao público interessado
Práticas contemporâneas de ginástica escolar serão apresentadas e discutidas pela Unesp junto ao público interessado
Adriel Arvolea

Resultados de estudos recentes sobre o papel da atividade física na saúde revelaram aumento do nível de sedentarismo infanto-juvenil brasileiro nos últimos dez anos. Para além dos efeitos imediatos desse quadro sobre a saúde e o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, há que se pensar nas consequências a médio e longo prazos que isso poderá causar à saúde.

Com o objetivo de apresentar, discutir e praticar as diferentes possibilidades de ginástica nas aulas de Educação Física escolar, o curso “Práticas  Contemporâneas de Ginástica na Escola: Entrelaçando Ensino, Pesquisa e Extensão”, da Unesp - Rio Claro, abre suas inscrições com a proposta de proporcionar aos professores e futuros profissionais de Educação Física a possibilidade de ampliar os horizontes das práticas educativas, em especial sobre as ginásticas em diferentes períodos da formação escolar, de maneira a oferecer ao público novos conhecimentos, troca de experiências e oportunidades de vivências e reflexões sobre o papel das diferentes práticas contemporâneas de ginástica nos diversos níveis de ensino.

“Os conteúdos e estratégias de ensino permitirão que os participantes ampliem sua capacidade para reconhecer e desenvolver novos saberes ligados às questões pedagógicas no ensino da Educação Física e do movimento no contexto escolar. Entre os conteúdos estarão a ginástica aeróbica, a ginástica geral e ginástica rítmica, hip hop, atividades rítmicas, entre outras”, explica o coordenador da proposta, Prof. Dr. Roberto Tadeu Iaochite. Trata-se de um projeto de formação inicial e continuada promovido pelo Departamento de Educação do Instituto de Biociências – Unesp de Rio Claro, com a colaboração da Profª Drª Laurita Schiavon e participação de alunos de graduação e pós-graduação da universidade. O projeto teve início no dia 24 de abril e os encontros acontecerão na Unesp de Rio Claro, na Bela Vista, às terças-feiras, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.rc.unesp.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail apoiodc@rc.unesp.br ou pelo telefone: (19) 3526-4279.

O sedentarismo é um fator para o surgimento ou piora de outros fatores de risco cardiovascular, como sobrepeso e obesidade, pressão alta, diabetes e anormalidades do colesterol. Entre os mais novos, a preocupação é com o excesso de peso e suas consequências.
FONTE: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/educacao/educacao/90154--Unesp-oferece-curso-gratuito-de-praticas-de-ginastica-na-escola-

Nenhum comentário:

Postar um comentário