José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesos protestam na Câmara à favor da gastroplastia pelo SUS

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Obesos protestam na Câmara à favor da gastroplastia pelo SUS

Fotos: Mary JurunaA suspensão de cirurgias de gastroplastia (redução do estômago) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Geral Universitário e Hospital Júlio Mulher, os únicos conveniados à saúde pública para esse tipo de procedimento, levou vários obesos mórbidos de Cuiabá a procurar ajuda dos vereadores na Câmara de Vereadores na manhã desta terça (17).
De acordo com a presidente da Associação Mato-grossense dos Obsesos (AMO), Silvana Aparecida Gadani, 300 pacientes esperam pela gastroplastia. Desse total, 200 vivem a expectativa de agendamento, ou seja, já passaram pelos exames e avaliações clínicas pré-cirúrgicas e querem marcar a data da operação.

É o caso de Rosilaine de Souza (24) que 150 quilos. Antes do anúncio da suspensão a previsão de era de que a cirurgia ocorresse mês seguinte. Ela está há três anos na fila de espera.

Fotos: Mary JurunaO drama do desempregado José Venscelau Benedites (52) é semelhante. Com 1,90 m de altura e pesando 180 quilos, ele tinha a esperança de fazer a gastroplastia em janeiro passado. Ele é hipertenso, enfrenta problemas de apnéia do sono e asma e se cansa com facilidade. Entrar no coletivo é uma das grandes dificuldades, o que também prejudica sua inserção no mercado de trabalho. “Não consegui passar pela cirurgia ainda porque tenho estômago muito grande e o SUS não possui com uma pinça compatível com a medida”, lamenta.

Operada há mais de um ano, a presidente da AMO, Silvana Gadani chegou a pesar 187 quilos. Após o procedimento cirúrgico uniu-se a outros obesos e ex-obesos e criou a associação dos Portadores de Obesidade. Fundada em 2009, a entidade hoje é de utilidade pública e mesmo não tendo sede própria ajuda os pacientes a buscarem recursos para fazer a cirurgia de obesidade.

Os vereadores Toninho de Souza(PTD),  Lúdio Cabral(PT) e Adevair Cabral disseram que vão ajudar a associação na luta pelo retorno das cirurgias em Cuiabá.
FONTE: http://www.circuitomt.com.br/editorias/geral/13722-obesos-protestam-na-camara-a-favor-da-gastroplastia-pelo-sus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário