José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Laranja sanguínea pode reduzir obesidade e prevenir doenças Leia mais: http://www.cpt.com.br/noticias/laranja-sanguinea-pode-reduzir-obesidade-e-prevenir-doencas#ixzz1sxN26kfC

terça-feira, 24 de abril de 2012

Laranja sanguínea pode reduzir obesidade e prevenir doenças Leia mais: http://www.cpt.com.br/noticias/laranja-sanguinea-pode-reduzir-obesidade-e-prevenir-doencas#ixzz1sxN26kfC

Pesquisa estuda variedade transgênica que pode ter sabor mais parecido com a tradicional

 Laranja sanguínea ajuda a evitar o diabetes e doenças cardíacas. Foto: reprodução.
A laranja sanguínea  ainda é pouco consumida no Brasil se comparada às variedades comuns da fruta. No entanto, ela é bem difundida na Europa e na América do Norte. Além da diferença da cor bem avermelhada da fruta, ela também traz bem mais benefícios se comparada à tradicional.

De acordo com alguns estudos, o consumo diário da fruta, principalmente, na forma de suco, ajuda a prevenir doenças cardíacas, reduzir o colesterol, controlar o diabetes e eliminar gordura. Apesar desses benefícios, ela é pouco apreciada devido ao sabor mais forte e bem menos adocicado do que as outras variedades de laranja.

Para resolver esse problema, cientistas britânicos estudam formas de criar laranjas transgênicas para que as variedades comuns adquiram as propriedades das sanguíneas. Assim, será possível manter um sabor mais agradável aos consumidores, mas com as mesmas vantagens para a saúde da laranja avermelhada.

Estudos realizados com ratos no Reino Unido constataram que o índice de obesidade nos animais reduziu bastante por causa da ingestão da sanguínea. Se esses resultados se repetirem em humanos, a fruta se torna mais uma aliada no combate à doença, que cresce bastante no mundo, principalmente, nos países desenvolvidos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 300 milhões de pessoas no mundo são obesas.
Por: Maria Clara Corsino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário