José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade infantil

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Obesidade infantil

15% das crianças brasileiras entre 5 a 9 anos está acima do peso
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alertam para o agravante cenário da obesidade no Brasil. E, quando se trata de obesidade infantil, os números são cada vez mais preocupantes: aproximadamente 15% das nossas crianças, na faixa etária entre os 5 a 9 anos, estão acima do peso.
Estima-se ainda que na próxima década cerca de 60% da população brasileira será mais pesada do que deveria. Para Sylvio Renan Monteiro de Barros, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da MBA Pediatria, um dos principais motivos que levaram a este cenário é a alimentação inadequada.
Para o pediatra, pais e cuidadores devem ficar atentos quanto a alimentação saudável das crianças, além do incentivo à prática do esporte. “Deve-se educar para uma boa alimentação desde a infância, cujos efeitos são essenciais para a saúde e o bem-estar ao longo da vida”, ressalta.
Mas a alimentação das crianças merece um ingrediente importante: exemplo e incentivo dos pais. “De nada adianta os pais quererem que seus filhos comam legumes, frutas e vegetais, se não tiverem o hábito de consumo destes alimentos. Para as crianças sentirem vontade em ingerir alimentos saudáveis é indispensável que elas sintam-se motivadas e, pais e mães são as principais fontes de incentivo, e exemplo, que elas possuem”.
Sylvio Renan complementa com algumas dicas práticas, que não são nada complicadas. “Leve seu filho junto para as compras no supermercado e mostre os alimentos saudáveis, suas propriedades nutritivas e como elas contribuem para o seu bom crescimento. Essa interação estimula a criança e faz com que ela se sinta com vontade de obter tudo que há de bom desses nutrientes apresentados”, ensina.
Quanto aos alimentos considerados “proibidos”, como os sanduíches super calóricos das redes de junk food, os doces e os refrigerantes, o médico instrui que não é preciso privá-los totalmente, mesmo que seu filho esteja com sobrepeso ou obeso. “É o caso do valor calórico do pão e dos sanduíches prontos. Uma alternativa nestes casos é lançar mão de recheios menos gordurosos, como ricota, embutidos de aves, vegetais folhosos, tomate e queijo cottage”.

 FONTE: http://www.guiadafarmacia.com.br/saude/obesidade-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário