José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade: Especialistas falam sobre riscos e tratamento

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Obesidade: Especialistas falam sobre riscos e tratamento

Principais causas da doença: sedentarismo e má alimentação. Em muitos casos o tratamento consiste na cirurgia bariátrica


A obesidade está entre um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma doença que vem crescendo em ritmo alarmante no Brasil. A nutricionista Eliséia Fabiana de Carvalho destaca que para uma pessoa saber se está obesa basta calcular o índice de massa corporal (IMC), Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. A fórmula consiste na divisão de seu peso atual pela sua altura ao quadrado.


Resultado
Situação
Abaixo de 17
Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49
Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99
Peso normal
Entre 25 e 29,99
Acima do peso
Entre 30 e 34,99
Obesidade I
Entre 35 e 39,99
Obesidade II (severa)
Acima de 40
Obesidade III (mórbida)


Nesta conta, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, mais da metade da população Brasileira está acima do peso. Dois fatores estão ligados à obesidade: a má alimentação e o sedentarismo. Como destaca a nutricionista: estar acima do peso é uma preocupação muito além da estética, é um risco à saúde.


Mas e quando as dietas, exercícios físicos já não mais apresentam resultados satisfatórios na redução de peso? Nestes casos o tratamento para a doença consiste em uma intervenção cirúrgica. Madson Andrade é pioneiro em Caratinga na realização da cirurgia bariátrica, fazendo uso da técnica Capella.

 Três pacientes já passaram pelo processo cirúrgico, como é o caso da técnica de enfermagem Fabiana de Carvalho, há 18 dias ela passou pela operação e a partir de agora pretende seguir a vida de forma bem diferente. (Assista no vídeo abaixo a reportagem completa)


A preocupação quanto a obesidade é uma realidade no País. A busca tem de ser constante pela qualidade de vida e boa saúde, portanto, de olho na balança e atenção na alimentação. A nutricionista Elizéia Fabiana deixa a orientação sobre como se alimentar de forma saudável durante o dia (assista na reportagem abaixo) Anote as dicas e lembre-se, pratique atividades físicas.
FONTE: http://www.tvsupercanal.com.br/noticias/obesidade-especialistas-falam-sobre-riscos-e-tratamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário