José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Mastigação correta reduz vontade de comer

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mastigação correta reduz vontade de comer

Mastigue mais para entrar no vestido de noiva. Mastigação correta reduz vontade de comer compulsivamente, melhora a digestão e ajuda a controlar o peso.
25 de abril de 2012, Corpo
Por Verônica Pacheco , para o Bagarai

Mulher comendo (foto: Fotolia)
Mulher comendo (foto: Fotolia)
Existem várias hipóteses para explicar a razão pela qual maio é o mês das noivas. Uma justificativa é o fato de maio ser o mês da consagração de Maria e da celebração do Dia das Mães, datas marcadas no calendário cristão que incentivaram a homenagem as futuras esposas. Outra explicação, mais curiosa e engraçada, é que antigamente tomar banho não era um hábito diário e o primeiro banho do ano acontecia no início da primavera. Na França este período é no mês de maio e as noivas aproveitavam a ocasião para casar, já que o cheiro das pessoas ainda era tolerável.
No Brasil, maio é considerado o mês das noivas, mas dezembro é a época preferida para casar. E quem não quer deixar o matrimônio para 2013, tem que começar os preparativos desde já.
As mulheres, normalmente insatisfeitas com o peso e as medidas da silhueta, não esquecem as dietas e outros artifícios para emagrecer e entrar no vestido de noiva. “Emagrecer é um processo que exige determinação, disciplina e paciência. Além da alimentação adequada e da atividade física, é preciso ficar atento aos hábitos do cotidiano”, afirma o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler.
A mastigação, muitas vezes negligenciada na hora das refeições, deve ser feita corretamente para aumentar a saciedade e melhorar a digestão. Segundo Gerson, as pessoas dão atenção aos alimentos e se esquecem da forma como a comida é ingerida. “Comer em frente ao computador ou a televisão é um erro. A pessoa come mais do que o necessário e mastiga menos. O cérebro não tem tempo para sinalizar que o corpo está satisfeito e se torna um círculo vicioso, que se repete a cada refeição”, ressalta o especialista, que compõe a equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.
O processo digestivo tem início na mastigação. A saliva possui várias enzimas digestivas, que auxiliam o estômago a fazer seu trabalho. A boa digestão é fundamental para o emagrecimento saudável e para a absorção dos nutrientes. “A saciedade depende da assimilação das vitaminas, proteínas, carboidratos, sais minerais e fibras. Quando o organismo está saciado, a vontade de comer compulsivamente diminui e fica mais fácil perder e manter o peso”, enfatiza Juarez Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial da Köhler Ortofacial.
O ideal é que os alimentos sejam mastigados 30 vezes, no mínimo. O número de mastigadas depende da consistência do alimento, se é sólido, pastoso ou líquido. Quanto mais eficiente for a mastigação, melhor funcionará o intestino. Sem a quantidade adequada de estímulos, o intestino fica preguiçoso, sem força para funcionar e produzir os movimentos gástricos. “Uma dica para que não consegue comer devagar, é repousar os talheres no prato a cada bocada. Assim, a pessoa tem tempo para mastigar bem e ver o que está comendo e como está fazendo isso”, observa Juarez.
O mecanismo de saciedade, presente no cérebro, leva de 15 a 20 minutos para ser ativado e indicar o momento certo para parar de comer. Por isso, comer devagar é a chave para evitar os excessos na alimentação. “A azia e a má digestão também podem ser evitadas com a mastigação lenta e prolongada, pois cada alimento é triturado em pequenos pedaços, sem exigir esforços em demasia do estômago e o corpo consegue produzir a quantidade necessária de enzimas digestivas”, afirma Gerson, professor convidado da pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Aparelho intrabucal ajuda a mastigar direito

Quem sofre com o sobrepeso ou a obesidade e está em busca de alternativas saudáveis para emagrecer, pode ser beneficiado com o uso do dispositivo bariátrico intrabucal. É um aparelho, criado a partir da associação de tecnologia e estudos odontológicos, que reduz a quantidade de comida ingerida e aumenta o número de mastigações antes de engolir o alimento. “O aparelho diminui o volume interno da boca e obriga o paciente a comer mais devagar e a mastigar mais para conseguir engolir. Ele é feito de resina acrílica, de forma personalizada para cada pessoa”, esclarece Juarez.
O aparelho deve ser colocado 15 minutos antes de cada refeição e ser retirado depois de comer. Ele não é visível e pode ser usado em qualquer local. A indicação do aparelho deve ser feita por profissionais habilitados e deve fazer parte de um tratamento de emagrecimento prescrito por especialistas. “O emagrecimento depende da mudança de comportamento. O aparelho ajuda a emagrecer e a controlar o peso corporal, mas é preciso que o paciente se esforce para obter resultados satisfatórios”, acrescenta Gerson.
FONTE: http://bagarai.com.br/mastigacao-correta-reduz-vontade-de-comer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário