José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Médicos protestam contra presença de McDonald's e Coca em Olimpíada

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Médicos protestam contra presença de McDonald's e Coca em Olimpíada

Seleção dos funcionários do McDonald's para Olimpíada foi feito em 2011. Foto: Getty Images Seleção dos funcionários do McDonald's para Olimpíada foi feito em 2011
Foto: Getty Images
Médicos britânicos pediram nesta semana ações diretas contra os gigantes do "fast food" e fazem duras críticas à presença da Coca-Cola e do McDonald's como dois dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos. De acordo com os profissionais, as duas empresas contribuem para a "epidemia de obesidade" no Reino Unido.
» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada
» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres
Uma reportagem do semanal The Observer afirma que a Academia Real do Colegiado Médico quer que o secretário de Estado da saúde, Andrew Lansley, passe a tomar medidas duras para pôr um fim no "marketing irresponsável" de grandes empresas alimentícias e de bebidas. Os médicos esperam que seja feita uma estratégia similar com o que aconteceu com os grandes da indústria tabagista na última década.
Segundo os críticos, as "medidas voluntárias" da indústria alimentícia para reduzir as porções e as calorias são um fracasso. Um estudo da Academia prevês que se seguir desta forma, 48% dos homens e 43% das mulheres britânicas estarão obesas em 2030, aumentando os riscos de ataques do coração, diabetes e vários tipos de câncer.
Segundo o vice-presidente da entidade, Terence Stephenson, os ingleses vivem em um ambiente que promove a obesidade. De acordo com Stephenson, a presença forte da Coca-Cola e do McDonald's nos Jogos Olímpicos fará com que diversas pessoas sejam influenciadas, já que os dois patrocinadores gastam milhões com propagandas relacionadas à Olimpíada.
Em resposta à posição da Academia, um porta-voz da Coca-Cola disse ao The Observer que sem o patrocínio de sua companhia e outras similares, no mínimo, 170 dos cerca de 200 comitês olímpicos nacionais que participarão dos Jogos em Londres não poderiam enviar seus atletas para a capital inglesa.
Além de querer o veto de patrocínio das empresas alimentícias nos Jogos Olímpicos, os médicos britânicos propõem a criação de "zonas sem fast food" nas proximidades das escolas, a proibição de usar pessoas famosas nos comerciais e a obrigação de incluir informações sobre as calorias e a quantidade de sal, açúcar e outros ingredientes em seus produtos.
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.
FONTE: http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/noticias/0,,OI5728248-EI19410,00-Medicos+protestam+contra+presenca+de+McDonalds+e+Coca+em+Olimpiada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário