José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: APCOI revela resultados dos “Heróis da Fruta”

quinta-feira, 26 de abril de 2012

APCOI revela resultados dos “Heróis da Fruta”


APCOI revela resultados dos “Heróis da Fruta”Foram revelados pela APCOI os primeiros resultados da primeira edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, tendo sido registadas 158.654 peças de fruta comidas no lanche escolar 
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) apresentou recentemente os resultados preliminares da primeira edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, que envolveu no total 27.094 alunos de 1377 turmas de 546 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo num programa educativo de intervenção motivacional com o objectivo de incentivar as crianças a consumir mais fruta diariamente, contrariando a actual estatística nacional deste consumo, que é de apenas 2%.
6980 crianças de 352 turmas reportaram o seu consumo diário de fruta durante a participação neste projecto, contabilizando no total 158.654 porções de fruta ingeridas ao longo das 6 semanas consecutivas de intervenção motivacional. Em média, cada criança ingeriu 23 porções de fruta. Por cada fruta consumida no lanche, as crianças receberam estrelas de mérito, como recompensa imediata pelo comportamento saudável que assinalaram no “Quadro de Mérito dos Heróis da Fruta” da sua turma.
Além disso, os alunos reforçaram a importância da fruta na alimentação diária através de várias actividades e fichas de trabalho implementadas localmente pelos professores e educadores que abordaram, entre outros temas, a importância de consumir fruta diariamente na quantidade certa pelo inúmeros benefícios para a saúde, a exploração do consumo nas mais variadas formas e cores e valorização do consumo da fruta da época, de produção nacional e biológica.
“Estamos ainda a fazer um apuramento dos dados reportados, mas já verificámos que houve um aumento efectivo de 26% no consumo diário de fruta pelas crianças envolvidas neste projecto, em relação ao consumo que existia nestas turmas, antes da intervenção. Estes resultados são apenas a confirmação do feedback que já nos tinha chegado informalmente por parte dos professores e educadores, constituindo deste modo mais um estímulo para toda a equipa que organiza esta iniciativa e que já anseia pela próxima edição do projecto que chegará com o novo ano lectivo”, afirmou Mário Silva, presidente e fundador da APCOI.
Esta iniciativa foi inteiramente financiada pela sociedade civil, através dos donativos recolhidos nas inscrições da 1ª Corrida da Criança, realizada em 2011, no Dia Europeu da Obesidade. A 2ª Corrida da Criança vai realizar-se a 20 de Maio de 2012 nos Jardins do Casino Estoril e permitirá à APCOI dar continuidade ao projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” no ano lectivo 2012/2013. As inscrições poderão ser feitas em www.corridadacrianca.com e em todas as bilheteiras Fnac do país.
A apresentação oficial destes resultados foi assinalada com a visita da APCOI à Escola E.B. 1 Bairro São Miguel, em Lisboa, a primeira de quatro escolas vencedoras da 1ª edição do projecto que, nos próximos meses, vão receber no seu recinto escolar um espectáculo lúdico-pedagógico interactivo, onde animadores e mascotes infantis vão ensinar as crianças a confeccionar receitas com fruta, bem como aproveitar para rever alguns dos temas incluídos na primeira edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” através de jogos educativos. Durante a manhã, houve ainda tempo para uma sessão de exercícios físicos e, no final, foi distribuída fruta aos 400 alunos desta escola, com o apoio da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça. 
FONTE: http://www.lusomotores.com/content/view/12999/

Nenhum comentário:

Postar um comentário