José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Santo André Inaugura Praça do Idoso

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Santo André Inaugura Praça do Idoso

Ao som de variados ritmos, os visitantes participaram de aula de aquecimento (Foto: Edmilson Magalhães/PSA)
A Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, entregou neste sábado (21) à população a primeira Praça de Exercícios do Idoso do município, no Parque Antônio Flaquer (Ipiranguinha). Trata-se do primeiro equipamento do gênero na região do ABC. A previsão é que outras praças como essa sejam inauguradas na cidade até o final do ano.
Na Praça de Exercícios do Idoso, os usuários utilizam equipamentos de ginástica que fortalecem a musculatura, contribuindo preventivamente para evitar quedas ao melhorar o equilíbrio e o deslocamento, além da reabilitação motora. Mas um dos principais benefícios é o estímulo ao convívio social.
A solenidade foi aberta com apresentação da Banda Lira, que completou 94 anos neste dia. O prefeito, Dr. Aidan Ravin, destacou os benefícios que a população idosa terá com o novo espaço, entre eles a prevenção de doenças. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Ravin, ressaltou que a Praça de Exercícios do Idoso foi uma grande conquista para a cidade, e que a iniciativa tem sido trabalhada há mais de um ano em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Explicou ainda que o projeto só foi possível pela integração com diversas áreas, como a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) e Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depav). A presidente do Fundo Social de Solidariedade também explicou que a praça é exclusiva para a pessoa idosa, diferente das Academias ao Ar Livre, voltadas para crianças, jovens, adultos, e idosos.
A vice-prefeita, Dinah Zeckcer, disse que uma das preocupações da Administração é oferecer uma vida com mais qualidade aos munícipes. Disse também que uma das vantagens para as pessoas que moram próximas a esse tipo de local é não precisarem se deslocar do bairro para fazer atividades físicas em outros lugares.
Mais de cem pessoas compareceram ao evento para conhecer, de perto, a novidade, no sábado pela manhã. Ao som de variados ritmos, os convidados participaram de aula de aquecimento e caíram na dança, sob o comando de um professor de educação física. Na oportunidade, o público também recebeu orientações de especialistas sobre saúde e da Associação Viva Melhor sobre o câncer de mama.
A Secretaria de Saúde também realizou ações preventivas, como aferição de pressão, medição de glicemia dos visitantes. Já a Coordenação da Saúde do Adulto e do Idoso promoveu atividades como a Caminhada Orientada que visa, entre outros benefícios, à redução da obesidade e de doenças crônicas. A aposentada Maria José Castiglioni, de 82 anos, ficou encantada com o espaço e até testou um dos equipamentos. Acompanhada do marido e recém-operada da coluna, elogiou a iniciativa e disse que espera aproveitar bem a oportunidade para se exercitar.
Dona Cleuza Tassi também prestigiou a inauguração. Disse que, após ficar internada por 12 dias no hospital por problemas com enfisema pulmonar e bronquite, passou a frequentar diariamente o Parque Ipiranguinha, onde pratica atividade física na Academia ao Ar Livre. Com essa rotina, conseguiu uma melhora significativa em relação à saúde. “Minha pressão e glicose estão ótimas. E nem preciso mais tomar remédios e usar bombinha para bronquite”.
Projeto
O projeto da Praça de Exercícios do Idoso, desenvolvido pelo Dr. Egídio Lima Dórea, foi doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que, por sua vez, compartilhou o trabalho com o Fundo Social de Solidariedade de Santo André.
A Praça de Exercícios do Idoso tem seis aparelhos, entre eles: Estação Barras Paralelas, Ergonometria, Rampa-Escada, Senta-Levanta. A Estação Reabilitação conta com dois equipamentos: a Placa Giratória e a Escada para Dedos.
O local foi desenhado para permitir a realização de exercícios físicos sem o acompanhamento de especialista. Ainda assim, em alguns dias da semana, durante os horários de maior utilização dos equipamentos, a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, por meio do Departamento de Esportes, realizará plantões para explicar aos idosos a utilização correta de cada estação. 
Fonte: AE
"FONTE:  http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/341198/santo-andre-inaugura-a-praca-de-exercicios-do-idoso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário