A obesidade é um fator de predisposição a risco cardiovascular, hipertensão arterial, dislipidemia, resistência à insulina, diabetes, entre outras. Até mesmo graus menores de sobrepeso podem levar ao desenvolvimento de fatores de risco em indivíduos suscetíveis. O risco aumenta com o acúmulo progressivo de gordura corporal e muitos indivíduos se tornam gravemente obesos. A obesidade e suas complicações têm impacto social e econômico na área da saúde e da produtividade individual. A distribuição do tecido adiposo implica em diferentes riscos para o desenvolvimento de alterações metabólicas. A gordura centralizada (tronco) está associada ao risco para diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.
Obesidade é o principal fator para o aparecimento da diabetes melito do tipo 2. Esse tipo de diabetes é muito comum em adultos obesos, raro em crianças e também em adolescentes obesos. O sobrepeso pode triplicar o risco do seu desenvolvimento.
A hipertensão arterial é um dos problemas que a obesidade pode causar. O risco de um indivíduo com sobrepeso ou obesidade pode aumentar em 50%. Estima-se que a obesidade possa ser responsável por um terço dos casos de hipertensão.
Outra repercussão metabólica importante encontrada na obesidade está relacionada aos níveis adversos de lipideos. Vários estudos já demonstraram a associação entre obesidade e aumento dos níveis de colesterol total e de LDL.  Essa associação pode levar a um risco maior para o desenvolvimento de doenças ateroscleróticas.
 FONTE: http://www.fernandotiberyacademia.com.br/blog/?p=2272