José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Trabalhar no turno da noite eleva propensão a diabetes e obesidade

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Trabalhar no turno da noite eleva propensão a diabetes e obesidade

BOSTON, Massachusetts — Uma nova pesquisa reforça o alerta sobre os riscos para a saúde do sono desregrado. Médicos acompanharam trabalhadores por turnos que dormem pouco e em diferentes horários e descobriram que este comportamento eleva os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e obesidade.
Especialistas do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos, monitoraram os hábitos de vida de 21 pessoas, incluindo o que comiam e as horas de sono. Os resultados, publicados na revista “Science Translational Medicine”, mostraram que alterações do sono se traduzem numa luta do organismo para controlar os níveis de açúcar. Alguns participantes, inclusive, desenvolveram sintomas precoces de diabetes, dentro de poucas semanas.
 
O trabalho por turnos tem sido associado a uma série de problemas de saúde, inclusive com impactos econômicos. Os voluntários começaram o estudo com dez horas de sono por noite, quantidade considerada adequada. Em seguida, ao longo de três semanas, eles começaram a descansar durante cinco ou seis horas, e podiam dormir em qualquer horário, mais de uma vez por dia. Com isso, alteraram seu relógio biológico e simularam o comportamento de um trabalhador por turnos.
Neste momento do período de acompanhamento, os níveis de açúcar no sangue aumentaram significativamente imediatamente após as refeições e durante os momentos de jejum do dia.
 
Os médicos mostraram que foram produzidos baixos níveis de insulina, o hormônio que normalmente controla o açúcar no sangue. Três dos participantes apresentaram níveis de açúcar tão altos após as refeições que foram classificados como pré-diabéticos. Foi constatado também um risco maior de ganho de peso, já que o corpo se mostrou mais lento.
 
“A queda de 8% na taxa metabólica de repouso que identificamos em nossos voluntários traduz-se num aumento de cerca de cinco quilos no peso ao longo de um único ano”, escreveram eles na revista.
 
— Acreditamos que estes resultados apoiam as descobertas de outros estudos que mostram que trabalhadores que ficam acordados à noite são muito mais propensos a progredir para diabetes do que os funcionários que trabalham de dia, considerando-se as pessoas na condição de pré-diabéticas — disse o pesquisador que liderou o estudo, Orfeu Buxton. — Como as pessoas que trabalham à noite normalmente têm dificuldade para dormir durante o dia, elas enfrentam tanto a desregulação do sistema circadiano quanto a insuficiência de sono.
 
Autor: Science Translational Medicine
FONTE: http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,107883,trabalhar-no-turno-da-noite-eleva-propenso-a-diabetes-e-obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário