José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Porto Alegre, a capital nacional da obesidade

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Porto Alegre, a capital nacional da obesidade

Os resultados da pesquisa foram divulgados neste mês de março pelo Ministério da Saúde. E eles revelaram que Porto Alegre é a Capital do Brasil com maior número de obesos a circular por suas ruas. Ou, vendo por outro ângulo, localidade na qual ninguém se alimenta de forma mais inadequada ou consome tanta gordura saturada.

Os dados levantados pela Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – revelaram que estão gordinhos, acima do peso, 60,7% dos homens e 50,7 % das mulheres.
Isso de acordo com a medida estabelecida como ideal, aquela que resulta do Índice de Massa Corporal (IMC), razão entre o peso e o quadrado da altura.


A pesquisa foi ampla. Chegou a 54 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal, entre janeiro e dezembro de 2011. E no aspecto obesidade não teve mesmo para ninguém. O percentual geral detectado no excesso de peso na capital do Rio Grande do Sul ficou em 55,4%. Na sequência apareceram Fortaleza (53,7%), Maceió (53,1%), Natal (52,3%) e Manaus (51,8%).

Assim que os dados vieram à tona, especialistas foram procurados para explicar o porquê do fato e o que fazer para sair dessa. Mas nenhuma novidade surgiu e as respostas podem ser consideradas óbvias. Marcelo Kessler, fundador do Centro de Recuperação e Estudo da Obesidade no Rio Grande do Sul, citou três aspectos básicos para trilhar o bom caminho e evitar o problema: "Alimentação saudável, atividades físicas, e acompanhamento emocional, psicológico".

Nada que o gaúcho ou qualquer outro obeso do País já não tenha ouvido como conselho, e nada também que vá alterar essa rotina. No cardápio do homem do Sul se mantém o excesso de frituras, a carne vermelha de todo dia e não há diminuição de carboidratos, como recomendou o especialista.


"Não é preciso passar fome, mas tem que aprender a cortar coisas, assim como ocorre no enfrentamento a qualquer dependência", acrescentou Kessler, fazendo relação do excesso na alimentação com dependências outras, como a do álcool e do cigarro. E por falar nele, Porto Alegre também é campeã nesse item.

Cidade é 1ª também no ranking de fumantes

Os portoalegrenses não ficaram na liderança do ranking da pesquisa feita pela Vigitel apenas no item "obesidade". Superaram as demais capitais brasileiras também como cidade com o maior índice de fumantes. Na Capital gaúcha 24,6% dos homens e 20,5% das mulheres têm esse hábito.

Segundo declarou o pneumologista Luiz Carlos Correa da Silva, que coordenou o Forum Fumo Zero, a revelação da pesquisa não foi novidade, pois há uma década Porto Alegre figura nessa posição.

Ele diz não ser por acaso que o Estado vem registrando os maiores números de mortes entre fumantes no Brasil. “Aqui a quantidade de pessoas que consomem 20 ou mais cigarros por dia é de 10,7%", informou.

Muitas são as tentativas de explicar essa realidade – excesso de comida e de fumo - da qual o gaúcho não tem nada do que se orgulhar. É citado o fato de ser a região onde mais se produz tabaco, assim como o fator clima, pois devido ao frio se come, se bebe e se fuma mais. O certo é que os números resultantes desses excessos são indesmentíveis. “A taxa de óbitos pelo tabaco chega a 0,36 para cada 100 mil”, exemplificou Luiz Carlos.

Artigo escrito por Nico Noronha, jornalista, com passagem pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre e portal UOL.
FONTE: http://www.gastronomiaverde.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=307:porto-alegre-a-capital-nacional-da-obesidade&catid=35:news&Itemid=54

Nenhum comentário:

Postar um comentário