José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Celulite Sem Comentários A celulite é uma forma de obesidade?

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Celulite Sem Comentários A celulite é uma forma de obesidade?

Parece-nos essencial estabelecer, já desde o prin­cípio desta obra, uma nítida distinção entre obesidade e celulite.
De um modo geral, faz-se confusão entre estas duas doenças, considerando-se a celulite como uma obesidade. A maioria dos autores classificam celulite como uma forma de obesidade. Opomo-nos catego­ricamente a este facto. Nunca nos cansaremos de repetir, nunca deixaremos de gritar bem alto: «a celu­lite e a obesidade não têm qualquer relação entre si».
A associação que se estabelece entre obesidade e celulite é uma fonte de desastres incalculáveis. Espe­ramos que tal  confusão desapareça em breve, que as duas afecções sejam nitidamente dissociadas e que a luz ilumine o espirito de todos.
A celulite e a obesidade são duas afecções total­mente distintas sob todos os pontos de vista, mesmo que se encontrem frequentemente associadas em vários doentes.
A celulite e a obesidade diferem pelas causas, pelas manifestações, pelas localizações, pelos efeitos e pelos tratamentos.

O que é obesidade

A obesidade é uma afecção, habitualmente genera­lizada, que se estende a todas as regiões do organismo. Desenvolve-se ao mesmo ritmo no interior e no exte­rior do corpo humano. Se a obesidade não é genera­lizada, desenvolver-se-á e localizar-se-á no tronco, isto é, dos ombros às ancas, e não atingirá os membros. Se localizada, invade os membros: os membros supe­riores.
A obesidade é uma simples acumulação de células adiposas, sem causar transformações ao nível dos outros tecidos do organismo. É o preenchimento de todos os espaços disponíveis.

O que é a celulite

A celulite, pelo contrário, é essencialmente, como veremos, uma transformação dos tecidos. As modi­ficações que se produzem ao nível dos tecidos com­portam importantes perturbações no funcionamento normal dos diversos sistemas vitais do organismo.
Estas transformações teciduais e as suas conse­quências não têm qualquer relação com a acumulação adiposa. Quer a mulher celulítica seja magra ou obesa, assistimos aos mesmos efeitos da infiltração celulítica na função do organismo.
Uma distinção manifesta e evidente entre a obesi­dade e celulite é vermos mulheres obesas praticamente isentas de celulite e mulheres magras que apresentam celulites muito importantes.

Consequências da confusão obesidade / celulite

A distinção entre obesidade e celulite impunha-se. Nunca será suficientemente repetida, para eliminar a confusão que existe entre as duas doenças e evitar erros de tratamento.
Em consequência desta confusão, desta má com­preensão e interpretação da celulite, a mulher, desde o aparecimento dos primeiros sinais, das primeiras mani­festações celulíticas, procura imediatamente perder peso, quer este seja normal ou não.
Julga assim resolver o problema, sustar o desenvol­vimento e fazer desaparecer a celulite.
A resposta a este emagrecimento será um adelga­çamento, uma redução de todas as partes do seu corpo, excepto que os locais infiltrados de celulite continuarão na mesma. Como resultado inevitável, teremos uma evidência maior das desproporções engendradas pela celulite.
Além disso, este emagrecimento implicará o amole­cimento das regiões invadidas pela doença. Nos tecidos flácidos, sem consistência, manifestar-se-ão as placas celulíticas em todo o seu esplendor. Assistiremos então a deformações incríveis, indescritíveis.
FONTE:  http://tratamentoeliminarestrias.com/a-celulite-e-uma-forma-de-obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário