José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Maceió é a terceira capital com maior excesso de peso

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Maceió é a terceira capital com maior excesso de peso

Foto: Ilustração

Cerca de 35% dos adultos comem carne gordurosa e a maioria não se exercita

A capital de Alagoas figura como um dos primeiros lugares no ‘ranking da gordura’.
Maceió está no terceiro posto, com 53% da população – mais de um milhão e meio de pessoas – com o seu peso acima da média.
Os dados são do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.
Uma pesquisa anual feita pela pasta mostrou que quase metade dos brasileiros, exatos 48,5%, está com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25, o que é preocupante.
“Não é abrupto, mas continuamos com crescimento de sobrepeso e obesidade”, diz o secretário de Vigilância, Jarbas Barbosa.
“Agora é hora de virarmos o jogo se não quisermos chegar aos patamares do Chile, da Argentina e, muito menos, dos EUA”, completa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Números
Os hábitos alimentares do povo de Maceió parecem ter mudado nos últimos anos. E este fato aliado com o sedentarismo – a cidade é a 4ª capital com pessoas que menos praticam atividades físicas – só aumenta esse percentual.
São 29% de pessoas que são sedentárias, número que empata com Recife, Cuiabá e São Luís.
Os obesos também aparecem crescendo, literalmente. Maceió é a 3ª capital nordestina, com 18% do povo nesta situação, equiparada a Natal, Fortaleza, Campo Grande e Manaus.
Isso de deve porque, no Paraíso das Águas, 35% dos adultos comem muita carne gordurosa. 
Calcule seu IMC
O cálculo do IMC é simples: veja quanto você pesa e divida esse número pela sua altura. Se der mais de 25, procure uma academia! Ou coma coisas mais saudáveis.
FONTE:  http://www.tribunahoje.com/noticia/23435/saude/2012/04/10/maceio-e-a-terceira-capital-com-maior-excesso-de-peso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário