José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade deve ser combatida na infância, avalia Alexandre Roso

terça-feira, 17 de abril de 2012

Obesidade deve ser combatida na infância, avalia Alexandre Roso

Saúde - 12/04/2012
Quase metade da população brasileira está acima do peso. Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde revela que 48,5% da população estão com sobrepeso. Em 2006 esse índice era de 42,7%. Já o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% no mesmo período. Para o deputado Alexandre Roso (PSB-RS), o problema precisa ser combatido com educação, principalmente focado nas crianças.
Na Câmara, o deputado luta para aprovar o Projeto de Lei 1.965/2011, que cria a Semana de Mobilização Nacional contra a Obesidade Infantil. A sugestão é que a semana se realize entre os dias 19 e 25 de setembro e seja celebrada principalmente nas escolas de ensino fundamental e médio.
“Hoje, tratar alguém que foi obeso na infância é muito mais difícil que alguém que apresentou o problema adulto. Por isso, é preciso focar nas crianças”, alerta Roso. A ideia é que, nesse período, os professores devem promover palestras sobre nutrição e hábitos alimentares, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade, além de uma corrida contra a obesidade infantil.
De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, o aumento da obesidade atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Os homens são 52,6% da população acima do peso. Já as mulheres são 44,7%. Em relação a idade, 6,3% dos homens entre 18 e 24 anos são obesos. Entre 25 e 34 anos o índice é de 17,2%. Esse número quase dobra entre as mulheres de 25 a 34 anos (12,4%) quase triplica entre 35 a 44 anos (17,1%).
Para Roso, a população mais velha está mais suscetível ao problema devido aos hábitos de vida. “Hoje, temos uma série de recursos e costumes que nos impedem de realizar atividades simples. Nós não nos movemos para mudar a TV de canal ou para subir escadas. Isso piora ao longo do tempo e reflete nos nossos índices de obsesidade e sobrepeso”, finaliza.
Com informações da Agência Brasil
Liderança do PSB na Câmara
FONTE: http://www.psbnacional.org.br/not_det.asp?det=1467

Nenhum comentário:

Postar um comentário