José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade e Osteoartrite

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Obesidade e Osteoartrite

A osteoartrite ou osteoartrose (OA) é a patologia mais comum dentre as mais de 100 doenças reumáticas que tipicamente afetam a pele e o sistema músculo-esquelético, principalmente as articulações. A OA caracteriza-se por um desgaste na cartilagem das articulações das mãos, quadris, coluna e / ou joelhos acarretando em dores, rigidez articular e diminuição das atividades diárias (caminhar, subir e descer escadas, sentar, deitar entre outras). Atualmente, no Brasil, ela afeta cerca de 16% das pessoas com mais de 55 anos de idade.
Um dos fatores que levam ao surgimento da OA, principalmente a de joelho, é a obesidade. Estudos mostram que pessoas com excesso de peso e sedentárias tem uma maior chance para desenvolver esta patologia.
A OA é uma doença que não tem cura e seu tratamento se baseia na educação do paciente, com inclusão de tratamento dietético e prática de exercícios físicos para redução de peso e fortalecimento muscular, reduzindo a sobrecarga nas articulações afetadas.
Antes de ser obrigado a praticar atividade física e a iniciar uma reeducação alimentar por causa desta doença, antecipe-se e tenha hábitos saudáveis em todos os momentos de sua vida.
Abraços e bons treinos
Para saber mais sobre a doença e seu tratamento:
EXERCISE AND ARTHRITIS: Guidelines for the Fitness Professional. Wing, Cary Ed.D.; Peterson, James A. Ph.D., FACSM. ACSM'S Health & Fitness Journal: March/April 2012 - Volume 16 - Issue 2 - p 8–12
FONTE: http://biomenu.zip.net/arch2012-03-25_2012-03-31.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário