José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Semana de Saúde na Escola orienta alunos no combate à obesidade

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Semana de Saúde na Escola orienta alunos no combate à obesidade

Josival Monteiro/SMS
Alunos de 17 escolas públicas da capital estão aprendendo, até a próxima sexta-feira (13), a importância da alimentação e da adoção de hábitos alimentares saudáveis para a sua saúde e seu crescimento, na “Semana de Saúde na Escola”. Coordenada nacionalmente pelos ministérios da Saúde e da Educação, a ação vem trabalhando o combate à obesidade entre crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos - que correspondem a 21,7% da população afetada pela doença no país.
Desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal, que tem à frente a Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (COPES) da Secretaria de Saúde de Maceió, as ações envolvem os estudantes em atividades que incentivam uma melhor nutrição. O conhecimento acerca da função dos alimentos vem sendo repassado por estagiários da Ufal, Estácio/FAL, Cesmac, Fits e Uncisal (Escola Técnica Valéria Hora) e fundamentarão a confecção de cartazes entre os alunos, onde eles poderão traduzir tudo o que aprenderam. Os três melhores trabalhos de cada escola serão premiados.
Para Edileuza Maciel, coordenadora do Programa Mais Educação e representante da Secretária Municipal de Educação (Semed) no projeto, é grande o índice de obesidade infantil no Brasil, e projeto promove uma conscientização sobre o tema, e alertar para sobre o risco do excesso de peso na infância. “O Programa Saúde Escolar propõem a prevenção da obesidade, a partir, de uma alimentação saudável”, afirma ela.
Nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), as atividades serão desenvolvidas em parceria com 48 equipes da Estratégia de Saúde da Família, que realizarão a avaliação antropométrica de cada aluno, analisando seu estado físico e desenvolvimento, recolhendo os dados necessários para determinar seus índices de massa corporal e eventual sobrepeso.
“O objetivo dessa atividade é observar se o crescimento do aluno está normal, mas nossa meta é assegurar que o aprendizado será repassado por eles para a comunidade em que moram e aos pais, especialmente, para que se conscientizem de que os bons hábitos alimentares precisam começar dentro de casa”, afirma a coordenadora da COPES, Alba Oliveira, lembrando que aqueles alunos que estiverem acima do peso ideal, serão monitorados pelos agentes de saúde de sua localidade, com a recomendação das dietas necessárias e o controle de sua evolução.
Para realização do projeto foi oferecida uma capacitação para equipe de profissionais que irá trabalhar a temática nas escolas, durante a Semana da Saúde Escolar, e em todo ano letivo. “Esses profissionais irão promover atividades de prevenção da obesidade infantil, esclarecendo a importância da alimentação saudável e a necessidade de atividade física para uma melhor qualidade de vida”, afirma Marta Nobre, Nutricionista da Semed.
 
por Roberto Lopes com informações da SMS
FONTE: http://aquiacontece.com.br/noticia/2012/04/11/semana-de-saude-na-escola-orienta-alunos-no-combate-a-obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário