José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Casos de obesidade atingem cerca de 40% da população mossoroense

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Casos de obesidade atingem cerca de 40% da população mossoroense

centro_de_obesidade
Desde 2009, os casos de obesidade têm crescido em Mossoró, prova disso é o aumento no número de pacientes atendidos pelo Centro de Apoio ao Controle da Obesidade Jansen Jefferson Diógenes e Medeiros. De acordo com especialistas, a obesidade atinge mais de 40% da população mossoroense.
Segundo a direção, o centro atende atualmente uma média de 400 pacientes por mês, entre eles estão aqueles que buscam ajuda no tratamento de obesidade e fisioterapia, muitas vezes em decorrência dos problemas trazidos pela doença.
De acordo com a diretora da unidade, Sabrina Lisboa, a maioria dos pacientes que buscam a ajuda do centro é composta de mulheres e donas de casa. "A demanda pelos serviços de fisioterapia e tratamento de obesidade tem aumentado bastante, e posso dizer que as mulheres e donas de casa representam 80% do nosso público. O número de jovens e homens também tem crescido, mas não tanto quanto o público feminino", afirmou a diretora.
Ela destaca também que a função do centro não é apenas buscar a redução de peso do paciente, mas também ajudá-lo a se ressocializar, melhorar sua autoestima, entre outras coisas. "Temos como objetivo ajudar as pessoas a adquirirem hábitos saudáveis, mas não apenas isso, buscamos também melhorar a qualidade de vida delas. Muitas pessoas chegam aqui com depressão, com a autoestima lá embaixo, e após o início do tratamento, podemos perceber a diferença, não só de peso, na vida desses indivíduos", disse Sabrina.
A obesidade acontece em decorrência de dois fatores, hereditário ou orgânico. No primeiro caso, o problema é genético, pois o indivíduo tem em seus genes a predisposição para engordar. Na segunda possibilidade, a pessoa engorda através dos hormônios à medida que se alimenta de forma inadequada.
Além da questão estética, a obesidade também traz consequências desagradáveis para o indivíduo, como pressão alta e alteração nas taxas hormonais, podendo ocasionar doenças, como a diabetes.
De acordo com o educador físico, Vivaldo Dantas, o Centro de Obesidade atende cerca de 60 a 70 pessoas na academia da unidade, e após o início dos exercícios, pode-se verificar uma melhora significativa na saúde dos pacientes. "Além da socialização e da melhora na autoestima ocasionados pela prática diária de exercícios, percebe-se também uma melhora na qualidade de vida dessas pessoas, uma vez que as taxas de colesterol, triglicérides, entre outras, diminuem, há uma redução de problemas com hipertensão, além da redução do número de medicamentos tomados rotineiramente", disse Vivaldo.
Endocrinologistas e nutricionistas da região destacam que os maus hábitos alimentares, aliados ao quadro de ansiedade ou depressão, fazem a pessoa engordar com facilidade. No entanto, é de conhecimento que todo obeso tem chances de voltar a ter seu peso normal e quanto mais cedo a pessoa tratar do problema, maiores são as chances de obter bons resultados.
Dados repassados pelo Ministério da Saúde em 2011 informam que a proporção de adultos com excesso de peso no Brasil tem aumentado de forma progressiva, os números indicam uma prevalência de 48,1% dos adultos, representando 52,1% em homens e 44,3% em mulheres, com excesso de peso. 
FONTE: http://www.omossoroense.com.br/cotidiano/16566-casos-de-obesidade-atingem-cerca-de-40-da-populacao-mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário