Rio -  Dizem que você é o que você come. Então, o que dizer de uma dieta que propõe melhorar o humor através dos alimentos? Lançado ano passado nos Estados Unidos, o livro ‘The Happiness Diet’ (ed. Rodale), ou a dieta da felicidade, propõe exatamente isso através da substituição de alimentos industrializados por outros considerados ‘do bem’.
“Um bônus que vem ao seguir esta dieta é a grande perda de peso. É quase impossível não perder peso quando você sai da dieta cheia de carboidratos e açúcares processados”, diz a introdução do livro, fruto de uma pesquisa promovida pelo psiquiatra e professor da Universidade de Columbia Drew Ramsey e o jornalista Tyler Graham. 
A publicação ainda relaciona as altas taxas de obesidade observadas nos últimos anos com as de depressão, e ressalta que existem ‘gorduras felizes’, que fazem bem ao organismo e podem ser consumidas sem culpa, como óleo de coco e leite. “Se você quer emagrecer, pare de subtrair calorias e passe a somar nutrientes para o cérebro, além de comer as gorduras certas. Muitos nutrientes que o cérebro precisa para funcionar bem foram tirados do alimento na industrialização”, explica o livro.
Para a nutricionista Bia Rique, a receita certa para perder peso com saúde é balancear os nutrientes ingeridos ao longo do dia. “Mais importante do que deixar de comer alimentos processados é balancear a carga glicêmica, ou seja, a quantidade de açúcar ingerida diariamente. O açúcar dá picos de energia e a falsa sensação de bom humor. O ideal é manter a mesma quantidade de açúcar no sangue ao longo do dia”, ensina.
O interessante é que a dieta diz que o café, geralmente recriminado, diminui os riscos de depressão. “A cafeína é antioxidante e ajuda a queimar gordura e a ficar mais alerta. Mas não pode passar de quatro cafezinhos por dia porque beber demais faz mal”, alerta a nutricionista Laura Breves. Boa notícia para a atriz Michelle Martins, que é viciada na bebida. “Tomar café é a primeira coisa que faço quando acordo. Ele deixa a gente mais acesa. Agora, bebo sem culpa”, comemora. 
Michelle Martins toma café sem culpa depois de conhecer a ‘dieta da felicidade’ | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia
Michelle Martins toma café sem culpa depois de conhecer a ‘dieta da felicidade’ | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia
Alimentos que ajudam
LEITE
“Estimula a serotonina e é a melhor fonte de cálcio. O desnatado é ainda melhor porque não tem a gordura ruim para o corpo”, ressalta Laura Breves.
SALMÃO
Assim como a sardinha, é fonte de ômega 3. O peixe é excelente para o colesterol e ajuda a deixar o sangue mais fluido.
BANANA
“Estimula a serotonina, ‘hormônio da felicidade’. Se comer antes de dormir, você passa a noite relaxado. Ainda é fonte de potássio e de vitaminas do complexo B”, explica Laura Breves.
FEIJÃO
Alimento rico em potássio e vitaminas do complexo B. A nutricionista Laura Breves sugere trocar o bacon, gordura ruim para o corpo, por cubinhos de peito de peru para temperar.
ÓLEO DE COCO
Grande aliado na luta contra o colesterol alto. Uma colher de sopa na salada, no almoço e no jantar, já produz resultados, além de ajudar a emagrecer. 
FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/diversaoetv/conhe%C3%A7a-os-alimentos-que-proporcionam-bom-humor-e-emagrecem-1.426139