José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Estudo avalia a eficácia da cirurgia de redução do estômago no tratamento do diabetes tipo 2

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estudo avalia a eficácia da cirurgia de redução do estômago no tratamento do diabetes tipo 2

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou as vantagens da cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução do estômago, se comparada com o tratamento à base de remédios no tratamento da obesidade relacionada ao diabetes do tipo 2. A pesquisa relatou que a cirurgia pode melhorar rapidamente o controle de glicemia e também reduzir o nível de diabetes em pacientes gravemente obesos.
A pesquisa foi desenvolvida por médicos da Universidade Católica de Roma e do Centro Médico Weil Cornell, de Nova Iorque, e acompanhou 60 pacientes, na faixa entre 30 e 60 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 35 kg/m2, histórico de no mínimo cinco anos com diabetes e nível de hemoglobina glicada (marcador do controle do diabetes) a partir de 7%.
O grupo foi dividido em três tipos de tratamento: cirurgia gástrica, cirurgia de derivação biliopancreática e terapia clínica, com remédios, dieta e exercícios físicos. Após dois anos, a taxa média de glicose diminuiu em todos os grupos, porém, a remissão do diabetes ou controle da doença sem uso de remédios foi verificada somente nos pacientes submetidos à cirurgia de redução do estômago. Foram observadas também neste último grupo melhorias significativas nos níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos, que contribuíram para a redução dos riscos cardiovasculares.
Segundo André Vianna, endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba, as conclusões apontam que os efeitos da cirurgia de redução do estômago no diabetes tipo 2 podem ser atribuídos mais aos mecanismos da cirurgia do que às consequências da perda de peso. “Estudar os verdadeiros mecanismos pelos quais a cirurgia melhora o diabetes pode nos ajudar a entender mais a fundo a doença. Os dados são bons, mas é importante ressaltar que existem algumas ressalvas como falta de estudos de longo prazo que comprovem a eficácia e a segurança do procedimento”, explica.
Os novos estudos fortalecem a diretriz da Federação Internacional de Diabetes que recomenda a cirurgia bariátrica para IMC a partir de 30 kg/m², contanto que o paciente seja diabético ou tenha predisposição à doença. As normas nacionais e internacionais em vigor indicam a cirurgia de redução do estômago como opção de tratamento para pacientes com IMC a partir de 35 kg/m² com doenças associadas ou acima de 40 kg/m² sem a presença obrigatória de outras enfermidades.
Sobre o Centro de Diabetes Curitiba
O Centro de Diabetes Curitiba foi criado em 1999 e usou como modelo o International Diabetes Center de Minneapolis, nos Estados Unidos. Tem como sócios os endocrinologistas André Vianna, Andressa Leitão, Claudio Lacerda, Edgard Niclewicz, Luciana Pechmann e Mauro Scharf. Localizado dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças, o Centro de Diabetes Curitiba oferece atendimento multidisciplinar e conta com uma equipe de médicos especializados, além de realizar pesquisas clínicas e estudos científicos em níveis nacional e internacional. Mais informações no site www.centrodediabetescuritiba.com.br
FONTE: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=23328

Nenhum comentário:

Postar um comentário