José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Jayme prepara projeto para combater obesidade

terça-feira, 17 de abril de 2012

Jayme prepara projeto para combater obesidade



Jaime quer o apoio do poder público para combater o tabagismo, o abuso do álcool e a diminuição da ingestão de alimentos gordurosos
DA ASSESSORIA
Preocupado com os índices alarmantes do consumo de bebidas alcoólicas e gordura animal, sobretudo em Cuiabá, conforme revelou pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, por meio da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Investigação Telefônica), o senador Jayme Campos anunciou, em discurso na tribuna do Senado, na quarta-feira (11) à noite, que está preparando dois projetos de lei que visam o apoio do poder público e da sociedade no combate ao tabagismo, ao abuso do álcool e a diminuição da ingestão de alimentos gordurosos.
A Vigitel constatou um crescimento da população de obesos no país, saindo dos 11,4% em 2006 para 15,8% em 2011. A mesma mostra indica que também aumentou o número de pessoas com consumo de bebidas alcoólicas acima dos padrões médicos. Atualmente, 26,2% dos brasileiros ultrapassam a cota desejada.
Cuiabá aparece, proporcionalmente, em primeiro lugar no consumo de gorduras animais e em terceiro em bebidas, entre as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal.
O primeiro projeto do senador diz respeito à inclusão de profissionais das áreas de nutrição, educação física e psicologia no Programa Saúde da Família:
- Precisamos, então, adentrar à casa de nossa gente, propondo novas técnicas e um novo olhar sobre a saúde. Principalmente, em relação à prevenção de doenças, disse.
A segunda proposta apresentada por ele prevê a aplicação de 10% dos gastos em publicidade nas áreas de frigoríficos, tabaco e bebida em campanhas orientadoras para o consumo consciente destes produtos. “A população e o Brasil ganharão com isso e as próprias empresas reforçarão sua reputação diante do consumidor”, frisou.
Jayme Campos também alertou para o aumento de enfermidades decorrentes dos abusos no álcool e na comida gordurosa, que podem repercutir na piora do atendimento médico. “A soma destas variáveis ocasiona uma pressão maior ao já precário atendimento público na área da saúde”, avaliou.
FONTE: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=1&cid=115334

Nenhum comentário:

Postar um comentário