José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade infantil atinge níveis alarmantes

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Obesidade infantil atinge níveis alarmantes

Estima-se que 60% dos brasileiros estejam com sobrepeso ou sofram de obesidade. Atualmente, é mais frequente encontrar casos na idade adulta do que na infância. No entanto, a obesidade infantil está aumentando e atingindo níveis alarmantes. Os estudiosos acreditam que o número de crianças obesas no Brasil tenha aumentado cinco vezes nos últimos 20 anos, atingindo hoje 10% do total. Como um alerta, o Instituto Corpore está promovendo uma Ação Cultural, com a divulgação de desenhos feitos por crianças sobre alimentação saudável e a correta utilização da água, unindo esses dois importantes temas. As imagens serão publicadas na Fan Page do Instituto no Facebook, e poderão ser enviadas até o final do mês para o e-mail comunicacao@institutocorpore.org.br. No mês de março, são celebrados o Dia Mundial da Infância (21) e Dia Mundial da Água (22).

É cada vez mais comum encontrar crianças com problemas de saúde que costumavam aparecer somente em adultos. Diabetes, pressão alta e colesterol elevado são exemplos cada vez mais comuns.

Estudos apontam hábitos alimentares como um dos causadores, com o aumento do consumo de alimentos de alto valor calórico, muitas vezes industrializados, assim como o hábito de fazer refeições ou lanches fora de casa. A falta de atividade física aliada a fatores genéticos também têm sido identificados como principais razões por trás do ganho de peso repentino em crianças. Nas gerações anteriores os jogos aconteciam ao ar livre, gerando queima de calorias. Hoje, as brincadeiras acontecem via computador, videogame, celulares e outras tecnologias, o que reduz a prática de atividades físicas nas horas de lazer.

O tratamento da obesidade é longo e exige muita determinação. E, ainda que se consiga tratar a obesidade, uma criança que já foi obesa terá sempre tendência a voltar a engordar no decorrer da sua vida. Além disso, para os pequenos obesos é ainda mais difícil combater este problema, pela vergonha de se exercitar junto com outras crianças, por causa do seu corpo. A única forma de ajudar é estimular a prática de exercícios e promover uma alimentação equilibrada.

Em primeiro lugar, os pais precisam ser solidários com os filhos nos esforços para perder peso. Em vez de adicionar mais pressão, devem ser animadores. Para ajudar da forma correta, devem consultar um nutricionista para elaborar um plano de dieta adequado.
FONTE: http://portal.comunique-se.com.br/index.php/releases/saude/obesidade-infantil-atinge-niveis-alarmantes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário