José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade: O Mal do Século

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Obesidade: O Mal do Século

Atualmente a obesidade está tomando proporções alarmantes em todos os cantos do mundo, mas nossa preocupação se volta ao nosso país que infelizmente entrou nesta grande onda epidêmica, e infelizmente não é impactante dizer que é uma epidemia, pois se trata de uma doença que leva a outras doenças de muita gravidade, por isso devemos nos preocupar tanto com este mal que nos acomete nos dias de hoje.
Segundo dados atualizados, metade da população brasileira atingiu o nível de sobrepeso que marca um pequeno passo para a obesidade, dentre esta metade da população destacamos o sobrepeso que é totalmente reversível, porém para uma parte destes brasileiros a obesidade é evidente e mais complexa de ser revertida. Os homens contribuem muito para o aumento das questões de sobrepeso, eles são o que representam maior parte da população acima de peso, porém as mulheres não ficam muito atrás, elas estão chegando ao mesmo nível dos homens com relação ao sobrepeso, mas o que preocupa demais são as crianças, que estão atingindo um nível muito grande de obesidade já nesta fase que deveriam mais gastar do que acumular calorias em seu corpo.
É muito importante definir o que é a Obesidade, não apenas o excesso de peso corporal, mas também o excesso de gordura corporal, que resulta em grande prejuízo a saúde, pois causa um desequilíbrio no organismo entre o consumo e o gasto de energia, o que forma a relação que é característica clara da razão da obesidade, o ganhar mais calorias e gastar poucas calorias que irá resultar no ganho de peso corporal e consequentemente em ganho e acúmulo de gordura.
A obesidade carrega consigo além do peso a mais que irá acometer as pessoas que a possuem, muitas doenças e conseqüências ruins ao corpo como, dificuldade de movimentos do corpo; realizar quaisquer atividades da rotina diária causa dores; a imagem corporal de uma pessoa obesa infelizmente não é bem quista por diversas pessoas e com isso a parte psicológica dos obesos fica muito abalada e leva até a depressão; a obesidade leva também a hipertensão que é o aumento da pressão arterial; a obesidade também leva a diabetes pela resistência que o organismo cria a insulina; o colesterol se eleva a partir do aumento da gordura corporal e compromete as veias do corpo causando entupimento pela forma de placas de gordura; enfim são diversos os problemas que a obesidade pode trazer para a vida, e visto tais fatos devemos lutar contra este mal de formas que estão ao alcance de todas as pessoas.
No mais, como toda a doença a obesidade também é tratável de com formas simples de tratamento, porém quando em níveis iniciais, quando se trata da obesidade mórbida que é o ponto máximo desta doença, os tratamentos são mais complexos realizados com cirurgias. Então como dito anteriormente os tratamentos na fase inicial do obeso são mais simples e se compõem exclusivamente de Dieta e Exercício Físico.
Realizar dietas é o primeiro passo a se diminuir o peso corporal, principalmente em se fazendo a utilização de Dietas Hipocalóricas, ou seja, dietas de baixas calorias que priorizam diminuir as calorias em relação ao gasto calórico. Nesta dieta calcula-se o gasto energético diário da pessoa obesa, e com base no gasto idealizar uma dieta que não o ultrapasse em calorias, e com isso espera-se que o aumento das calorias que refletem no aumento de peso corporal diminua. Além disso, deve ser realizada uma Reeducação Alimentar que irá ensinar o obeso o que se deve comer, de que forma, e quais os alimentos mais saudáveis para suas refeições, enfim, a alimentação tem muita importância em se tratando do combate a obesidade, e dessa forma se inicia a guerra contra esta doença. Enfim, quanto a esta parte do tratamento é claro e totalmente recomendável o auxílio de um profissional de Nutrição que irá indicar perfeitamente o melhor caminho quanto às questões alimentares.
O segundo passo na busca de uma vida equilibrada e para complementar as dietas é a prática de Exercícios Físicos que irão potencializar o gasto de calorias imprescindível para perda de peso. As práticas físicas vêm de encontro ao plano alimentar que o obeso deve seguir caso queira chegar a níveis normais de peso e levar uma vida mais saudável, e deve ficar claro que o exercício físico irá auxiliar na redução da gordura do corpo, na concentração de insulina evitando diabetes e principalmente na queda dos níveis de triglicérides. O exercício se torna importante, pois quebra uma rotina de sedentarismo que é grande responsável pela obesidade nas pessoas, fazendo com que estas melhorem suas capacidades corpóreas, capacidades respiratórias e percam peso. Praticar exercícios físicos irá auxiliar no ganho de massa muscular fazendo assim que as fibras aumentem sua capacidade de oxidar a gordura do corpo, ou seja, eliminar a gordura que se encontra pelo corpo da pessoa obesa. E quanto às práticas de exercícios fica a dica as pessoas que tem interesse em combater tanto o sobrepeso como a obesidade, Atividades Aeróbicas, pois estas são as que realmente diminuem a gordura que temos no corpo e aumentam a probabilidade de perder peso, e durante a prática de exercícios aeróbicos a pessoa melhora seu corpo de forma global, o seu todo, por isso fica a dica de que ninguém vai diminuir a barriga fazendo abdominais, mas irá tonificar a musculatura, assim, pensando em diminuir as medidas do corpo primeiro se prioriza a queima de calorias com práticas aeróbicas como corrida, caminhada, natação, ciclismo e outras de preferência, e feito isso pode ser utilizada a musculação e exercícios de ganho de força, porém nada impede fazer os dois ao mesmo tempo, mas perda de peso e redução de medidas começa com aeróbica. Quanto as tais práticas, é muito importante o acompanhamento de um Prof. de Ed. Física, pois este irá adequar os treinos à necessidade principal de quem necessita.
A luta é complicada no combate a esta vilã do século, a obesidade está tomando proporções alarmantes entre todos nós, mas temos diversas armas para vencê-la começando com alimentação correta e atividade física, e isso está ao alcance de todos, só não devemos nos acomodar e deixar que o sedentarismo seja superior a nossa vontade de ter uma vida saudável e um corpo bonito, por isso levante e saia por aí em busca de algo que irá lhe mover eternamente e lhe dará os maiores prazeres que você nem imagina.
FONTE:  http://www.educacaofisica.com.br/index.php/blogs-ef/obesidade-o-mal-do-seculo-

Nenhum comentário:

Postar um comentário