José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade Pode Ser Transmitida Por Bactérias

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Obesidade Pode Ser Transmitida Por Bactérias



Estudo em ratos mostra que ganho de peso está relacionado a uma infecção - que passa de um indivíduo para o outro.

A verdadeira culpa pode não ser da genética, nem da gula. Um novo estudo da Universidade Yale sugere que a obesidade pode ser causada por bactérias presentes no sistema digestivo - e pode ser contagiosa. Os cientistas descobriram que determinados tipos de bactérias, como as dos filos Bacteroidetes e Firmicutes, predispõe à obesidade em ratos.

Normalmente, eles vivem no intestino sem causar problemas, junto com milhares de outros tipos de micro-organismos. Só que, em ratos obesos, a quantidade de Bacteroidetes e Firmicutes é mil vezes maior do que o normal. E se um rato magro for colocado junto de um obeso, algo incrível acontece.

"Nós conseguimos engordar um rato simplesmente colocando-o na mesma gaiola que o outro", conta o professor de imunobiologia Richard Flavell, líder da pesquisa. Ou seja, as bactérias literalmente passam do indivíduo obeso para o magro, que adquire predisposição à obesidade.

Os cientistas ainda não sabem explicar essa predisposição, mas têm uma teoria. A infecção atrapalha o processamento de insulina pelo organismo e aumenta o nível médio de glicose no sangue, um indivíduo precisa ter contato com as fezes de outro (não se trata de algo banal, como um espirro).

E, vale lembrar, por enquanto a transmissão só foi constatada em ratos. Ou seja, magros e obesos podem continuar convivendo em harmonia.
FONTE: http://zaryweb-informacao.blogspot.com.br/2012/04/obesidade-pode-ser-transmitida-por.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário