José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Os gordinhos

terça-feira, 10 de abril de 2012

Os gordinhos

Sempre que vemos uma criança mais gordinha, a primeira impressão é de que esbanja saúde e é bem alimentada. Mesmo para nós médicos essa é uma imagem quase irresistível. No entanto, esses mais ‘fofinhos’ de hoje podem ser os adultos menos saudáveis de amanhã.
Várias pesquisas já foram realizadas no sentido de se descobrir as verdadeiras causas da obesidade infantil. Os erros nos hábitos alimentares são o principal motivo que causa essa condição. Além disso, a falta de atividade física e outros fatores genéticos destacam-se como as principais razões para o ganho de peso repentino em crianças. Estatísticas nos revelam que dois terços de todos os brasileiros estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade. Ou seja, em cada dez pessoas, seis estão acima do desejado ou estão obesas. Cerca de 30% das crianças brasileiras, com idade entre 5 e 9 anos, estão acima do peso. Nos adolescentes, esse índice é de 21%. Ao todo, são 525 mil crianças e 140 mil adolescentes com obesidade severa.
Por esse motivo, o Ministério da Saúde tem concentrado esforços para mudar essa realidade. Recentemente, a própria presidente Dilma anunciou uma ação que aconteceu nas escolas públicas de todo o País. Mais de 11 milhões de crianças foram alcançadas pelas orientações de boas práticas alimentares e de mudanças comportamentais. Trabalho realizado por equipes do Saúde da Família, que se deslocaram até as escolas para examinar as crianças e orientar ações educativas de promoção e prevenção da saúde.
Esta semana o Ministério da Saúde lançou uma cartilha de orientação às escolas particulares, estimulando uma alimentação mais saudável. Ações dessa natureza e conscientização dos pais certamente mudarão esse quadro para melhor.
Desejo a você e sua família uma feliz Páscoa, mas não vamos nos esquecer de controlar o chocolate da meninada.
FONTE: http://blogs.d24am.com/artigos/2012/04/06/os-gordinhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário