José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Riscos de uma vida sedentária

terça-feira, 10 de abril de 2012

Riscos de uma vida sedentária

Todos sabem dos benefícios da atividade física na nossa vida. Mas, metade da população brasileira não leva em conta essa afirmação. Segundo o vice-presidente do departamento de Ergometria da Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN, Josmar Castro, 46% dos brasileiros são sedentários. "Uma pena, porque quem pratica 30 minutos de caminhada, cinco dias por semana, diminui os riscos de infarto em 14%", disse o cardiologista.

O presidente da SBC-RN, o médico Carlos Faria, lembra que uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, por telefone, revelou que os índices de doenças circulatórias estão aumentando no Norte/Nordeste, enquanto diminuem no Sudeste. "É preciso mudar essa realidade", destaca o presidente.

A prática de exercícios físicos pode evitar uma série de problemas como diabetes, Acidente Vascular Cerebral, obesidade, enfarte e até os cânceres de colo e mama. Atividade física pode reduzir alguns tipos de câncer em até 85%. Ficar longe do cigarro reduz em 75% o risco de ter câncer de pulmão, por exemplo. Fazer exercício pode ajudar a manter o peso que juntamente com uma dieta equilibrada pode diminuir pela metade a incidência de inúmeros tipos de câncer.

Durante a Semana da Atividade Física, realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN, no Parque das Dunas, das 86 pessoas que participaram da campanha, 15% apresentaram pressão acima do normal. Dentro de consultórios especializados em cardiologia, esse  percentual é maior. "A cada 100 pacientes que entram no meu consultório, pelo menos, 55% chegam com pressão alta", afirma o médico Josmar Castro. Um dado preocupante que mostra a importância da atividade na rotina diária das pessoas.
FONTE:  http://tribunadonorte.com.br/noticia/riscos-de-uma-vida-sedentaria/216956

Nenhum comentário:

Postar um comentário