José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Programa é facultado aos planos de saúde

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Programa é facultado aos planos de saúde

A Anvisa informou na última semana que chegou a um milhão o número de usuários de planos de saúde que aderiram ao programa “Saúde Prevenção”. Desde agosto do ano passado está em vigor a resolução que prevê a possibilidade de descontos na mensalidade,  ou da entrega de prêmios aos que se cadastrarem nas atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida.


Na época em que a resolução foi aprovada, a participação era estimada em menos de 200 mil beneficiários.


O Regional falou com três operadoras de plano de saúde locais, para saber da implantação do sistema nas unidades, e apenas a unidade Padre Albino Saúde oferece como opção de prevenção, o programa Núcleo de Medicina Preventiva. Os demais declararam que pelo fato da resolução da Anvisa ser facultativa, as operadoras ainda estão estudando a possibilidade de criar algum programa voltado para a prevenção de saúde nas unidades.


 “Desde sua edição, a Unimed de Catanduva e o São Domingos está realizando estudos para avaliar os reflexos de sua implementação, os quais, porém, devido a inúmeras obrigações de rotina às quais as empresas deste seguimento estão sujeitas, ainda não foram concluídos, razão pela qual não os disponibiliza aos seus beneficiários. Assim que os estudos forem concluídos, estaremos analisando a viabilidade de disponibilizar programa desta natureza”, disse Júlio Ferraz, gerente responsável pelas unidades.


O Núcleo de Medicina Preventiva do Padre Albino Saúde declarou estar atualmente com 45 usuários, e o programa oferece salas equipadas para palestras, exercícios físicos e fisioterapia. Para participar, o cliente da unidade deve ser portador de doença crônica, como por exemplo, diabetes mellitus, hipertensão arterial e obesidade.  Além disso, envolve atividades exclusivas para mulheres, como prevenção de câncer de mama e orientação às gestantes.


A Anvisa sugere que os planos ofereçam como forma de incentivo e aumento de participação de pacientes nos programas, desconto nas mensalidades ou alguma premiação. Segundo a assessoria, a unidade não trabalha com concessão de desconto ou premiação, pelo programa tratar-se de uma opção facultativa. “O programa de Medicina Preventiva é oferecido como um benefício ao cliente, ou seja, sem custo algum disponibiliza o acompanhamento com nutricionista, educador físico e psicóloga.  Sendo assim, não aplicamos descontos na mensalidade”.
FONTE: http://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=277397

Nenhum comentário:

Postar um comentário