José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Atividade Física na prevenção e tratamento da obesidade infantil

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Atividade Física na prevenção e tratamento da obesidade infantil

A obesidade infantil é definida como excesso de gordura corporal, e é considerada um grande problema na sociedade atual, atingindo elevadas proporções entre a população infantil na qual há uma forte indicação de sua permanência na fase adulta.
As causas da obesidade são muitas: má alimentação, sedentarismo, antecedentes familiares, hormonal.
As conseqüências são várias: aumento de colesterol, risco de contrair diabetes e doenças cardiovasculares, problemas respiratórios e ortopédicos, provocados pela sobrecarga de peso, com lesão do sistema ósteoarticular, principalmente nos períodos de estirão do crescimento. As intervenções para a prevenção da obesidade infantil devem ter como foco principal a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável.
A prática de atividade física é um importante fator de saúde, tornando-se um bom controle e prevenção da obesidade. O exercício físico moderado pode estimular o crescimento e induzir aumentos significativos do hormônio de crescimento na circulação, tanto em crianças, como em adolescentes. Esta prática é um fator que contribui para a redução da gordura, aumento da massa muscular e da densidade óssea. Além disso, ele é capaz de promover diversas adaptações no organismo da criança.
Sabe-se que o treinamento físico isolado, sem controle alimentar, causa modesta perda de peso. Porém, em associação com boas práticas alimentares, facilita a adesão ao controle alimentar e garante maior sucesso na manutenção da massa magra e redução da massa adiposa. A combinação de trabalho aeróbio ao treinamento de força, garante uma combinação de perda de gordura e manutenção da massa magra. O perfil da atividade física para esse público deve se caracterizar por movimentos lúdicos e com criatividade.
Fonte: http://facape.br/textos/2008_001_A_ATIVIDADE_FISICA_NO_CONTROLE_DA_OBESIDA_INFANTIL.pdf
SPHERA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
SITUADA NA  RUA: SOLDADO JOÃO DE OLIVEIRA N 174 – SUBSOLO DA ACADEMIA ÁGUA VIDA. PIRITUBA, SÃO PAULO-SP
AGENDE O SEU HORÁRIO (11) 2367 6584/ (11) 2367 6051/(11) 8266 987
FONTE: http://www.fisionews.com.br/2012/04/05/atividade-fisica-na-prevencao-e-tratamento-da-obesidade-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário