José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos com uma programação diferenciada nas escolas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos com uma programação diferenciada nas escolas

O Ministério da Saúde lançou para a temporada de 2012 uma campanha de saúde nas escolas públicas do país. A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos com uma programação diferenciada nas escolas. O tema deste ano é a obesidade infantil. 
A escolha desse tema não ocorre à toa. A realidade atual não é animadora: uma em cada 3 crianças entre 5 a 9 anos está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre os jovens de 10 a 19 anos, um em cada 5 apresenta excesso de peso. Foi por índices tão altos de crianças e adolescentes acima do peso que o governo idealizou a Semana de Mobilização Essa estatística foi feita com base em dados recolhidos pela Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), A campanha se intensificou no começo de março de 2012, mas a ideia é que a mensagem contra a obesidade infantil seja lembrada durante todo o ano.
O governo contará com as equipes do Programa Saúde da Escola, que executará em março funções importantes, como pesar, medir e aferir a pressão de mais de 5 milhões de alunos que estudam nas 22 mil escolas por todo país. 
Se for encontrado algum tipo de alteração no Índice de Massa Corpórea (IMC) ou na pressão arterial em algum aluno, a criança será encaminhada para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde será examinada e orientada. Além de examinados, os alunos também aprenderão sobre os benefícios da boa alimentação e a prática de exercícios.
“Se não agirmos agora criaremos uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos que terão maiores riscos de derrame, infarto e insuficiência renal”, afirmou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães.
As famílias poderão visitar as UBS para conhecer os serviços ofertados. O secretário do Ministério da Saúde esclarece que elas são capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas, desafogando hospitais de referência da região.
Esse é apenas o início da luta contra a obesidade. A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá anualmente. Lembrando que tudo o que se aprende nessa semana deve ser levado por todo o ano. 
Bruno Rodrigues
Esta página foi publicada em: 03/04/2012.
Leia Também:
FONTE: http://guiadobebe.uol.com.br/campanha-contra-a-obesidade-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário