José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Crianças com sobrepeso podem usar adoçantes?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Crianças com sobrepeso podem usar adoçantes?

Não existem contraindicações para o uso, porém é necessário acompanhamento médico ou nutricional
 Os adoçantes podem ser utilizados em crianças em situações especiais, como no caso de diabetes e obesidade. Porém, é necessário o acompanhamento médico ou nutricional. Não há contraindicações formais ao uso de adoçante na infância. No caso do primeiro ano de vida, não usamos açúcar na alimentação das crianças. Por isso, também não há necessidade de substituição pelos adoçantes.

A conclusão das pesquisas mais recentes é que a substituição do açúcar (em geral e nas bebidas adoçadas com açúcar) por adoçantes e bebidas diet ajuda a evitar e desacelerar o ganho de peso dos pré-escolares já com sobrepeso ou obesos. Embora nem todos os estudos demonstrem os mesmos resultados (alguns até observaram aumento de peso destas crianças). As pesquisas revelaram que o excesso de peso em crianças se deve ao consumo de 150 calorias extras por dia. Esse dado sugere que pequenas mudanças de estilo de vida, como a substituição do açúcar por adoçante e a prática de atividades físicas, podem prevenir o excesso de peso desta população.

Quem já precisou fechar a boca alguma vez na vida sabe que só substituir açúcar por adoçante não resolve o problema. Se não substituirmos alimentos ''gordos'' e de ''calorias vazias'' (como salgadinhos, refrigerantes e balas) por alimentos ricos em fibra, vitaminas e minerais, não há milagre. Portanto, nada de sair pingando gotinhas no suco de crianças. Sucos naturais sem açúcar e bons exemplos resolvem o problema de forma mais natural. 

FONTE: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--100-20120517

Nenhum comentário:

Postar um comentário