José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Programa de Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil será realizado entre cinco Secretarias de Estado

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Programa de Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil será realizado entre cinco Secretarias de Estado


.
Representantes da SEES, SETI e SESA debateram sobre o Programa de Controle à Obesidade Intantil

Um programa multidisciplinar que envolve diversas Secretarias de Estado e busca melhorar a saúde de crianças e jovens de todas as regiões do Paraná. Este é o Paraná Saudável – Programa de Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil que vai atender os estudantes de todo o estado com o objetivo de identificar e prevenir doenças ligadas à obesidade. O programa é gerenciado pela Secretaria do Esporte (SEES) em conjunto com as Secretarias da Educação (SEED), Saúde (SESA), Família e Desenvolvimento Social (SEDS) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Numa reunião entre representantes da SEES, SETI e SESA realizada nesta quarta-feira (17) no prédio da SETI, em Curitiba, o secretário do esporte Evandro Roman levou ao secretário da ciência e tecnologia, Alípio Leal, as questões referentes à implantação da primeira fase do programa, que consiste na coleta de dados para amostragem com 17 mil crianças de 400 escolas, em 94 municípios paranaenses. “Os números a respeito da obesidade têm crescido substancialmente em todo o Paraná, principalmente em Curitiba, onde 50% da população está com sobrepeso ou já são obesos e isso vem crescendo década após década. É com olho nisso que desenvolvemos este projeto e a hora de agirmos, para minimizar esses números, é agora”, revela Roman.

,
Secretário Alípio Leal (esquerda) da SETI e Evandro Roman, secretário do Esporte do Paraná

Na primeira etapa da pesquisa, equipes de profissionais especializados farão a coleta de dados nas escolas (altura x peso) e na fase seguinte, o questionário vai se estender aos familiares dos alunos que forem identificados com sobrepeso. A intenção é identificar os índices de prevalência da obesidade infantil nas escolas do Paraná e acompanhar como está a alimentação dessas crianças: se elas foram amamentadas quando bebês, como é a nutrição dessas crianças no dia a dia, o que elas comem, quantas vezes comem por dia, e assim por diante.

Para o secretário Alípio Leal, a prevenção contra a obesidade infanto-juvenil só pode ser feita se a ciência e o conhecimento forem aliados e andarem de mãos dadas com a execução do projeto. “Aí entra a necessidade da parceria com a SETI, porque naturalmente esta é uma ação de Estado e é isso que queremos, criar projetos e políticas que envolvam todas as partes interessadas, cada uma dando conta da sua especialidade. A SETI tem no ensino superior essa possibilidade que é a parceria com as Universidades para participar de um grande programa de saúde pública”, enfatiza Leal.

O Programa de Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil é um dos programas da SEES que constam no Contrato de Gestão do Governo Estadual, documento que foi assinado pelo governador Beto Richa e por todos os secretários no mês passado. A primeira fase do Programa Paraná Saudável – Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil deve terminar até o mês de novembro, quando todos os dados serão reunidos e armazenados para a produção de um estudo aprofundado, que será feito em conjunto com todos os envolvidos. Em 2013, com os dados atualizados em mãos, a equipe que gerencia o projeto, coordenada por Dilson Martins, da Secretaria do Esporte, vai começar a fase de intervenção diretamente com os alunos.

“Não queremos apenas saber quantas crianças e jovens estão acima do peso em nosso Estado. Obviamente que estes dados são muito relevantes, mas nós vamos além, queremos intervir diretamente nas famílias para que esses números declinem e, desta forma, estas pessoas tenham mais saúde e possam aproveitar melhor a escola, o círculo familiar, a vida em sociedade, que possam praticar esportes. É uma ação pioneira que vem de encontro com as ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo nesta gestão”, avalia Dilson.

Pista de atletismo em Ponta Grossa

Entre outros assuntos que foram tratados na reunião desta quarta-feira, Evandro Roman destacou um projeto que vai colocar novamente a cidade de Ponta Grossa na vanguarda do atletismo do Paraná.

Numa parceria entre a SEES, SETI e Universidade Estadual de Ponta Grossa, somadas ao trabalho do deputado Sandro Alex na Assembleia Legislativa, está sendo planejada a construção de uma pista oficial de atletismo na cidade, com possibilidade de inauguração de mais quatro no Estado ainda em 2012.

“Com a colaboração de todos vamos transformar o Paraná num Estado Olímpico. No atletismo, por exemplo, temos grandes atletas que se destacam desde a juventude. Se estes atletas tiverem uma estrutura condizente, que suporte o treinamento, certamente vamos acompanhar o nascimento e o desenvolvimento de grandes atletas olímpicos. Esta é uma vontade do governador Beto Richa, de que o estado incorpore este espírito esportivo e é neste sentido que estamos desenvolvendo o trabalho da Secretaria do Esporte”, destaca Roman.


COM/SEES
Diego Pereira
comunicacao@sees.pr.gov.br
41 3361-7735
Fotos: Euzilene da Silva (SETI)

FONTE: http://www.esporte.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3524&tit=Programa-de-Prevencao-e-Controle-da-Obesidade-Infanto-Juvenil-sera-realizado-entre-cinco-Secretarias-de-Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário