José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: “Obesidade cresce junto com a economia”, afirma diretor da Anvisa

sexta-feira, 18 de maio de 2012

“Obesidade cresce junto com a economia”, afirma diretor da Anvisa

Ao tratar da questão da alimentação no debate na CDH, Fernando Goulart, do Inmetro, citou a estimativa de que, nos próximos 11 anos, a população brasileira poderá alcançar níveis de obesidade semelhantes aos registrados hoje nos Estados Unidos. Ele disse que há uma ação conjunta para lidar com o problema, envolvendo os ministérios da Saúde, da Educação, da Agricultura e do Desenvolvimento.
Goulart destacou que são necessárias medidas como o aperfeiçoamento da rotulagem dos produtos (para que os consumidores saibam o que estão ingerindo e em que quantidade) e a educação de crianças e adolescentes.
— Infelizmente, a obesidade é um problema que aumenta junto com o crescimento econômico — observou.
José Agenor, da Anvisa, apontou outra preocupação que cresceu junto com a economia: o monitoramento dos cruzeiros marítimos. Segundo ele, as viagens nas costas brasileiras já representam o quinto mercado mundial do setor, e a Anvisa avalia o risco sanitário dos navios. O resultado dessas inspeções, junto com o nome de cada navio, está disponível para consulta no site da agência.
— Já tivemos que interferir em um navio com cerca de mil pessoas acima de 70 anos.
Ainda na audiência, o presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS),anunciou que apresentará um projeto, provavelmente nesta semana, para proibir o uso do produto químico (sulfidrato de sódio, utilizado para retirar pelos de couro de boi) cujo vazamento matou quatro funcionários do curtume de um frigorífico em Bataguassu (MS), em 31 de janeiro.
— É uma questão de defesa de quem está no seu local de trabalho — declarou o senador, destacando que “o produto produz um gás que, quando inalado pelos presentes em determinado espaço físico, mata em poucos minutos”.

FONTE: http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2012/05/08/201cobesidade-cresce-junto-com-a-economia201d-afirma-diretor-da-anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário