José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: ‘Leite materno é fundamental para as nossas crianças’, diz nutricionista

segunda-feira, 21 de maio de 2012

‘Leite materno é fundamental para as nossas crianças’, diz nutricionista

Karin Honorato fala sobre a doação de leite materno

G1
A nutricionista Karin Honorato convida neste sábado (19), Dia Mundial da Doação de Leite Materno, a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, Hercília Barbosa, para falar um pouco a respeito da doação de leite materno e de como as mães devem proceder para doar. A especialista comenta também os benefícios nutricionais do leite materno para as crianças.

Segundo Hercília Barbosa, para ser uma doadora a mulher precisa ter os exames pré-natais negativos, não fazer uso de cigarro ou bebida alcoólica e não fazer uso de medicamentos que contra indiquem a amamentação. A doadora também não pode ter tido hepatite e nem ter feito transfusão de sangue nos últimos cinco anos. “Doar é para a mamãe que está saudável e para deixar as crianças saudáveis também”, completa Karin Honorato.

A nutricionista ainda acrescenta dizendo que o leite materno tem a quantidade ideal de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais que o bebê precisa. Karin fala que ele pode prevenir também doenças na vida adulta, como o diabetes, a obesidade, doenças crônicas e autoimunes.
Diferente das fórmulas infantis, o leite materno é rico em imunoglobulinas, que são as substâncias responsáveis pela imunidade do bebê. Por isso que este alimento previne várias doenças, como diarréia e infecções respiratórias. “A higiene no momento da ordenha do leite é muito importante. Afinal, nós estamos lidando com imunidade”, acrescenta Karin.

Para fazer a coleta do leite na própria casa, Hercília explica que, primeiramente, a mãe deve lavar o peito, somente com água, secar com uma toalha limpa e lavar as mãos até a altura do cotovelo com água e sabão. Ela acrescenta ainda que é de grande importância o uso da touca, para evitar a queda do cabelo no leite, e o uso da máscara para tampar a boca e o nariz.

O segundo passo é massagear o peito em movimentos circulares e desprezar os primeiros jatos de leite para limpar os canais do mamilo. A partir deste momento é que a doadora vai coletar o leite em um vidro esterilizado. Após a coleta, o vidro deve ir para o freezer ou congelador, até o momento em que ele for doado. Caso a doadora tenha alguma dúvida, ela poderá ligar para a Maternidade Odete Valadares, no número 32986008, onde todas as instruções estarão disponíveis. As informações também podem ser encontradas no site da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

“O leite materno é fundamental para as nossas crianças, e doar é sempre um ato de muito amor”, finaliza a nutricionista.

Karin Honorato ainda faz o convite para o evento “Dia Mundial da Doação de Leite Materno”, que será realizado neste sábado (19), das 8h às 12h, no Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte.
 
FONTE: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=7&cid=119993

Nenhum comentário:

Postar um comentário