José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade e Emagrecimento

terça-feira, 22 de maio de 2012

Obesidade e Emagrecimento


Obesidade e Emagrecimento

OBESIDADE E EMAGRECIMENTO


“EMAGRECE BRASIL” é o nome da campanha lançada em 24 de abril de 2012, pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde, visando a promover mudanças nos hábitos dos brasileiros para incentivar alimentação saudável e consequente redução no peso. Acontece na sede da ANVISA, em Brasília, até 25 de maio, e as visitas podem ser agendadas pelo telefone 61)3462-5312 ou 3462-5310.

Trata-se de uma dentre várias medidas adotadas para conter o uso indiscriminado de anfetaminas em coquetéis para emagrecer, prescritos por alguns profissionais da saúde, que podem causar grave dano à saúde, levando a ANVISA a formular a RDC52/2011 (Resolução da Diretoria Colegiada), publicada no Diário Oficial da União no dia 10 de Outubro de 2011, que proíbe, em seu artigo 1º, a fabricação, importação, exportação, distribuição, manipulação, prescrição, dispensação, o aviamento, comércio e uso de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, seus sais e isômeros, bem como intermediários

QUASE METADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ ACIMA DO PESO
MAIS DE 5 MILHÕES DE ALUNOS SERÃO ORIENTADOS SOBRE OBESIDADE

São os alertas do Ministério da Saúde, que coordenará campanhas objetivando estacionar a tendência de crescimento da obesidade nos próximos 10 anos, após constatar o aumento nos últimos anos do percentual da população acima do peso e de obesos.

Os Ministérios da Saúde e da Educação realizam a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a obesidade em crianças e adolescentes. Profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família, coordenada pelo Ministério da Saúde, farão avaliações nutricionais em estudantes de mais de 22 mil escolas públicas em 1.938 municípios que aderiram à iniciativa de mobilização. Também estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às escolas.

Isto porque, praticamente metade, ou seja, 49% da população brasileira tem excesso de peso, revelam dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada em 10.04.2012 pelo Ministério da Saúde.Para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o resultado desse levantamento mostra que é necessário continuar investindo em ações preventivas, dirigidas sobretudo aos mais jovens.

Indivíduos obesos são aqueles que têm o Índice de Massa Corporal acima de 30kg/m2. O IMC é obtido dividindo-se o peso da pessoa pela altura ao quadrado.

O levantamento, divulgado anualmente pelo Ministério, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física.

Porto Alegre foi a capital com maior proporção de pessoas acima do peso (55,4%), seguida de Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1). Já as capitais com maiores índices de obesidade foram Macapá (21,4%), Porto Alegre (19,6%) e Natal (18,5%).

GANHO DE PESO COM A IDADE

O envelhecimento, segundo os dados, tem forte influência na obesidade. Entre os homens, o problema do excesso de peso começa cedo e atinge 29,4% dos que têm entre 18 e 24 anos. Entre homens de 25 a 34 anos, o índice quase dobra, chegando a 55%. Dos 35 aos 45 anos, o percentual aumenta para 63%.

Entre as mulheres, 25,4% entre 18 e 24 anos estão acima do peso. A proporção aumenta para 39,9% dos 25 aos 34 anos e chega a 55,9% dos 45 aos 54 anos.

A pesquisa mostra como fator de risco o grande consumo de refrigerantes, carne e leite integral, que é rico em gorduras. Por outro lado, a pesquisa também mostra que o nível de escolaridade interfere positivamente nos hábitos alimentares: Quem tem mais de 12 anos de escolaridade, consume mais hortaliças.

"Se não quisermos chegar ao patamar dos Estados Unidos, que tem mais de 25% da população obesa, agora é a hora de agir", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele acredita que o acordo com a indústria de alimentos para redução de gordura, assim como o acordo com as escolas para a promoção da alimentação saudável são medidas que devem ter impacto na tendência de obesidade no futuro.

COMBATE À OBESIDADE

A obesidade é um fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Um dos objetivos do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), lançado em 2011, é parar o crescimento da proporção de adultos brasileiros com excesso de peso ou com obesidade.

O consumo excessivo de sal, por exemplo, é apontado como fator de risco para a hipertensão arterial. Para diminuir o consumo de sódio entre a população, o Ministério da Saúde firmou acordo voluntário com a indústria alimentícia que prevê a diminuição, gradual, do uso do sódio em 16 categorias de alimentos.O pão francês, as massas instantâneas e a maionese são alguns dos alimentos que vão ter redução de sal.

SEDENTARISMO DIMINUI. HOMENS PRATICAM MAIS ATIVIDADES FÍSICAS DO QUE AS MULHERES

O relatório aponta, ainda, que os homens são mais ativos que as mulheres,assim também, que o sedentarismo aumenta com o avanço da idade.A pesquisa também revela que 42,1 % da população com mais de 12 anos de estudo pratica algum tipo de atividade física.

ACADEMIAS DA SAÚDE ESTIMULAM A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA. O Programa Academia da Saúde, previsto no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil é o principal meio para estimular o aumento da prática da atividade física na população.

O programa prevê a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer.

CIRURGIA BARIÁTRICA – ENTENDIMENTO DE NOSSOS TRIBUNAIS

Nossos Tribunais, em especial o Superior Tribunal de Justiça têm reconhecido a responsabilidade dos Planos ou Seguros de Saúde em arcar com os gastos decorrentes dos procedimentos necessários à redução de peso, a fim de preservar a saúde do paciente, desde que demonstrada a necessidade da intervenção cirúrgica através de pareceres médicos e da cirurgia de remoção do tecido epitelial, por considerarem esta como procedimento necessário e complementar ao tratamento da obesidade.

ADVERTÊNCIA FINAL

Em entrevista reproduzida em http.//www.olhardireto.com.br, de 05.03.2012, o Médico Celso Cukier, do Hospital do Coração de São Paulo, alerta que não basta comer chia (semente da planta chamada sálvia-holandesa) para emagrecer, sendo aconselhável cautela antes de incluir qualquer produto com propriedades que ajudem a perder peso ou medidas na alimentação.Comenta, ainda, que não adianta ingerir chia antes das principais refeições e ao longo do dia se empanturrar de leite condensado.

Ressalta, outrossim que, quando se trata de perder peso, deve-se pensar primeiramente na modificação de gasto de energia corporal, o que é alcançado principalmente com mudança de hábitos alimentares e com prática regular de atividades físicas mas de maneira duradoura

FONTE: http://portalmodernissima.com.br/direito/obesidade-e-emagrecimento-374

Nenhum comentário:

Postar um comentário