José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Fisioterapia Aquática nas complicações da obesidade

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fisioterapia Aquática nas complicações da obesidade

Descubra como o contato com a água pode auxiliar os pacientes com obesidade

" No Brasil, pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos, que representa 9,6% da população. A obesidade é uma realidade que atinge todas as faixas etárias da população sendo um dos dez principais problemas de saúde pública".
A obesidade é considerada atualmente uma epidemia mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 300 milhões de obesos no mundo e, um terço deles encontra-se nos países em desenvolvimento. No Brasil, pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos, que representa 9,6% da população. A obesidade é uma realidade que atinge todas as faixas etárias da população sendo um dos dez principais problemas de saúde pública.

A Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002) define obesidade como um excesso de gordura corporal acumulada no tecido adiposo, com implicações para a saúde. Essa é uma doença multifatorial de origem genética e metabólica, agravada pela exposição a fenômenos ambientais, culturais, sociais e econômicos, associados a fatores demográficos (sexo, idade, raça) e ao sedentarismo.

Pacientes obesos apresentam diversas complicações clínicas com impacto direto nas atividades e na qualidade de vida. Dentre as alterações destacam-se as músculoesqueléticas como: fraqueza muscular, alteração do tônus muscular, sobrecarga articular e consequente desenvolvimento da dor, alterações de equilíbrio e percepção corporal.

Verificam-se também problemas posturais no indivíduo obeso relacionadas com o acúmulo de gordura no tecido adiposo em região abdominal ocasionando um deslocamento anterior do tronco. Como consequência, pode-se observar aumento da lordose lombar, inclinação anterior de pelve e aumento da lordose cervical. Com a evolução do quadro, podem-se desenvolver alterações biomecânicas nos quadris, joelhos e pés.


Essas alterações secundárias ocasionadas pelo sobrepeso geram diversos problemas de saúde como lesões articulares, hérnia de disco, osteoartrose precoce em joelhos e quadris, dentre outros. A atividade física realizada de forma inadequada, sem orientação profissional, também é um fator que contribui para exacerbação do quadro. 
"O principal tratamento clínico para a obesidade consiste na redução da gordura corporal por meio de adequação da dieta, realização de atividade física e mudanças comportamentais".

O principal tratamento clínico para a obesidade consiste na redução da gordura corporal por meio de adequação da dieta, realização de atividade física e mudanças comportamentais. Alguns pacientes podem necessitar de terapia farmacológica ou de tratamento cirúrgico – cirurgia bariátrica.

Pacientes que realizam cirurgia bariátrica tendem a apresentar um quadro pós-operatório, em longo prazo, caracterizado pela rápida perda de peso, situação que interfere nas condições posturais, na percepção corporal e no aumento da fadiga, causada pela alteração da atividade diafragmática.
 "A fisioterapia aquática, antigamente chamada de hidroterapia, é uma modalidade terapêutica da fisioterapia que, através dos exercício realizados na piscina aquecida, podem diminuir as dores articulares ou musculares, promover ganho de força muscular e incrementar resistência à fadiga".

A fisioterapia está indicada na prevenção e tratamento das lesões secundárias da obesidade, além de contribuir na reablitação pós-operatória de cirurgia bariátrica. A fisioterapia aquática, antigamente chamada de hidroterapia, é uma modalidade terapêutica da fisioterapia que, através dos exercício realizados na piscina aquecida, podem diminuir as dores articulares ou musculares, promover ganho de força muscular e incrementar resistência à fadiga. As propriedades físicas da água permitem uma maior facilidade na realização dos movimentos e diminuem a descarga de peso nas articulações.

 Os exercícios terapêuticos também promovem aumento do gasto energético, já que diversos grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo, e estimulam o metabolismo e a eliminação das toxinas, contribuindo para o equilíbrio do organismo. A fisioterapia aquática não substitui os exercícios para a perda de peso, que são orientados pelo profissional de educação física.

A fisioterapia aquática representa uma possibilidade de prevenção e tratamento das complicações da obesidade e, associada a outras terapias como adequada dieta alimentar e atividade física, buscam a redução da gordura corporal de forma equilibrada. Os indivíduos obesos necessitam sentir-se bem, sem dor e com estruturas corpóreas adequadas para a prática das atividades. Dessa forma, conseguirão reduzir seu peso corporal preparando-se para um novo estilo de vida.

FONTE: http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/fisioterapia-aquatica-nas-complicacoes-da-obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário