José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Síndrome Metabólica

terça-feira, 29 de maio de 2012

Síndrome Metabólica

Pode-se dizer que o paciente é portador de síndrome metabólica quando apresenta pelo menos 3 dos sintomas elencados, sendo eles a hipertensão, glicemia, triglicerídeos e colesterol

Credito:


A Síndrome Metabólica, anteriormente chamada de Síndrome X, é um conjunto de fatores de risco que predispõe o paciente a doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. A Síndrome Metabólica tem como eixo principal a obesidade, em especial a obesidade central, ou seja, gordura acumulada na barriga, e resistência insulínica.
A insulina é o hormônio responsável por levar o açúcar para dentro das células, a fim de que se torne energia para o organismo. No entanto, ela também é responsável por outros processos, dentre eles o metabolismo das gorduras, que pode ser alterado. A resistência insulínica acontece quando a insulina tem dificuldade de realizar seu trabalho, o que acaba acumulando açúcar no sangue.
Pode-se dizer que o paciente é portador de síndrome metabólica quando apresenta pelo menos três dos sintomas elencados, sendo eles a hipertensão, glicemia alta, triglicerídeos e colesterol alto, além de ácido úrico elevado. Outro critério é a já citada obesidade abdominal. O limite considerado saudável é de 102 cm para homens e 88 cm para mulheres.
Leia a matéria na integra no JM impresso.

FONTE: http://www.jmnews.com.br/noticias/urbe/23,21434,27,05,sindrome-metabolica.shtml

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário