José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade pode causar câncer colorretal

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Obesidade pode causar câncer colorretal



Segundo o INCA, o câncer colorretal é o terceiro tumor mais comum entre homens e mulheres e a estimativa para 2012 é de 15 casos a cada 100 mil habitantes. Com a chegada da idade, principalmente a partir dos 50 anos, a incidência desse câncer cresce consideravelmente.
Além da idade, má alimentação, principalmente quando se prefere carnes a vegetais, obesidade, diabetes e doenças intestinais são fatores que podem ajudar no surgimento de tumores.
Segundo o oncologista Marcos França, do Centro de Câncer de Brasília (Cettro), o melhor modo de prevenir a aparição do câncer colorretal é evitar os fatores de risco. “Dieta saudável e manutenção do peso dentro da faixa ideal são fatores preventivos”, explica o especialista. O exame para detecção da doença também é importante: “Em pacientes que possuam histórico familiar da doença, pode ser necessário o exame antes dos 50 anos”, revela Dr. Marcos.
O câncer colorretal tem cura na fase inicial, com cirurgia. Em casos avançados, os tratamentos com rádio e quimioterapia são adotados. Sendo assim, quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar complicações. “É importante procurar auxílio médico quando surgirem sintomas como anemia – que pode ocasionar fadiga -, indisposição, dor abdominal e alteração no ritmo do intestino gerando constipação ou diarreia – todos sintomas mais comuns nos tumores de cólon”, explica o oncologista. “Nos tumores de reto, observam-se sangramento nas fezes, sensação de evacuação incompleta ou urgência para defecar”, completa.
O perigo do câncer colorretal é a reincidência mesmo depois da cirurgia. “A avaliação e acompanhamento médico após diagnóstico e tratamento são essenciais também para a monitorizarão da recorrência do tumor”, finaliza o Dr. Marcos Vinícius.

FONTE: http://www.pharmanostra.com.br/blog/2012/05/obesidade-pode-causar-cancer-colorretal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário