José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: É cedo para se preocupar com a obesidade infantil?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

É cedo para se preocupar com a obesidade infantil?

A pedagoga Tita Belliboni* tira as suas dúvidas. Você também pode participar ao mandar a sua história sobre a educação e o comportamento infantis. Escreva para a gente!
 
Alimentação também é educação. Então, para que corrigir um mau hábito com a tal reeducação alimentar se podemos começar do jeito certo? E o que é o jeito certo? Para mim é o equilíbrio, aquilo que pode proporcionar um desenvolvimento sadio e permitir algumas estripulias. Não sou a favor de nada completamente radical, sou a favor do cuidado e da atenção. Cuidado para não exagerar,  para não fazer da hora da comida uma guerra,  para não compensar bom comportamento com guloseimas, para não sobrecarregar, para proporcionar outros prazeres que não sejam somente a comida e para que os maus costumes alimentares não se tornem rotina.
 
É preciso manter a  atenção nas causas antes que as consequências se tornem problemas. Criança gorda é problema? Pode ser, sim, já que os quilos extras desencadeiam uma série de sensações negativas, como prostração, cansaço, desânimo, além de comprometer o desempenho físico, atrapalhar na hora das brincadeiras até favorecer o isolamento social. Um dos maiores problemas nas escolas é o bullying e a criança gorda é uma das vítimas mais comuns.
 
Temos como evitar tudo isso, criando uma rotina coerente com a idade, um cardápio saudável e regrinhas que ajudem a fazer dos salgadinhos e refrigerantes companheiros de algumas horinhas especiais e não de todas. Devemos apresentar a comida de maneira tranquila e convidativa, nos policiando para dar bons exemplos e criando um vínculo entre a alimentação e o bem-estar.
 
Na minha família, sempre se diz que a mesa é sagrada. E é! Na hora da refeição, temos um tempo juntos que deve ser cultivado e lembrado como uma hora gostosa da família toda. Acredito que exista uma ligação imensa entre o amor e a comida.Talvez por esta razão tenhamos tanta preocupação e tanta vontade que as crianças comam “tudo”.Temos a impressão de que, quando alimentamos alguém, estamos cumprindo com uma tarefa de amor. Mas tudo tem uma dose certa, até o próprio amor!
 
Se a criança é gordinha mas está saudável, cumpre com suas atividades, está feliz, não é necessário nem recomendado induzir uma neurose pela magreza. Cada um tem seu biotipo e o bonito é ter saúde. Nada de torturas infinitas com os magrinhos. Cuide para que se mantenham fortes e não para que fiquem gordos.
 
O tema obesidade infantil vem tomando conta das revistas e palestras e os números são alarmantes no mundo todo. É importante que se leia sobre o assunto, que se adote um cotidiano com atividades físicas, que se regule um pouco mais a televisão e o vídeo-game, que as crianças tenham mais tempo para brincar e para correr ao ar livre e que possam aprender, assim, a encontrar o equilíbrio. Se esses bons hábitos forem adotados desde cedo, farão parte do comportamento para que o pequeno possa saborear a vida de maneira mais leve e divertida agora e quando se tornar adulto. Se essa regra for respeitada, vale a pizza do domingo e o brigadeiro na casa da vovó porque, com certezaa infância também tem que ser doce!
 
  
FONTE: http://bebe.abril.com.br/materia/e-cedo-para-se-preocupar-com-a-obesidade-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário