José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Saúde do coração agora!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Saúde do coração agora!



  •  

     

     

     

     

     

     

     

    A rotina de cada um de nós precisa ser reformulada nas pequenas coisas. A resposta mais barata e eficiente é incluir os exercícios físicos em pequenas doses. Depois de algum tempo seu coração agradecerá e os resultados serão visíveis nas roupas, no medidor de pressão arterial e na balança.

     
     
     
    Quando se tem hábitos saudáveis o seu coração agradece.
Poucos de nós lembramos da saúde do coração no dia-a-dia. O que acontece de verdade é que somos levados a esquecer. Lançamentos de novos produtos e apelos visuais nos transformam em máquinas de consumo, nossos filhos são as maiores vítimas desse processo. O intervalo da novela das oito, do jornal do horário nobre, do futebol ou do desenho preferido está recheado de produtos que auxiliam nas boas práticas alimentares e na vida saudável? Claro que não! A indústria do entretenimento de massa e a boa saúde ainda não combinam. O cuidado e a prevenção dependem exclusivamente de iniciativas individuais e disciplina. Afinal, ninguém é de ferro e uma boquinha a mais não fará diferença. Estamos errados ao pensar assim, mas somos levados a isso.
Ao iniciarmos alguma resistência encontramos uma enxurrada de regras, restrições e proibições. Além daquelas pesquisas que ora indicam que determinado alimento é super saudável, ora é o inimigo da boa saúde. É ao mesmo tempo desesperador, ninguém sabe qual será o da vez, e engraçado. Por onde começamos existe a desculpa perfeita. Ao invés de usar o carro, vá de bicicleta, balela... Manaus não tem infraestrutura para suportar tal tráfego, ciclovias soam como ofensas para algumas pessoas. Faça dieta e só coma alimentos saudáveis, muito complicado... requer uma disciplina na cozinha de todos os lugares que frequentamos, nossa casa, casa dos parentes, barzinhos, etc, sem contar que viramos os chatos de plantão. Alimentos diet, light, industrializados são mais caros, barreira econômica. Faça exercícios físicos regularmente, não tenho tempo. Impossível? Tenhamos calma.
A rotina de cada um de nós precisa ser reformulada nas pequenas coisas. A resposta mais barata e eficiente é incluir os exercícios físicos em pequenas doses. Depois de algum tempo seu coração agradecerá e os resultados serão visíveis nas roupas, no medidor de pressão arterial e na balança. Pessoalmente acompanhei a recuperação da saúde de um paciente. Ele não tinha mais disposição para nada, o trabalho era uma dificuldade, a pressão arterial nas alturas e as tarefas rotineiras um martírio. A força de vontade o fez caminhar no pátio minúsculo de sua casa, nas primeiras vezes dois minutos apenas, depois cinco, depois dez, diariamente, aumentando a carga conforme o corpo e o tempo permitiam. Hoje em dia corre de seis a oito quilômetros, três vezes por semana, emagreceu cerca de vinte quilos e é um exemplo para seus amigos. O patamar da PA é motivo de inveja. A alimentação? Só retirou os absurdos, como a redução da quantidade de sal diária, dos doces, das bebidas alcólicas e alimentos muito gordurosos como linguiça e batata frita, reduziu fast food, etc. Começou devagar e acelerou em direção da boa saúde.
Outro caso de paciente. Jovem com menos de quarenta anos com sérias restrições às atividades físicas, até ideológicas, consequente sobrepeso, tendendo rapidamente à obesidade mórbida, pressão arterial medindo 20 por muita coisa, dores de cabeça, diabetes chegando. Além disso, sofreu um acidente doméstico e machucou a perna, causando depois de cirurgia e várias sessões de fisioterapia uma pequena dificuldade motora. Passou dois anos usando esse problema como desculpa, inclusive convencido pelos familiares de que realmente não poderia se esforçar demais para não agravar o seu quadro. A realidade é que estava afundando cada vez mais. Sentiu-se mal certo dia, visitou, depois de muita insistência da esposa, alguns especialistas como cardiologista, nutricionista, otorrinolaringologista (roncava que nem um motor!), psicólogo e o mais importante, o ortopedista que o operara. Queixou-se a todos eles... a resposta, o diagnóstico? Faça exercícios físicos!!! Ele estava com o pé na cova!! Resumo da história, matriculou-se em uma academia de ginástica junto com a esposa, morrendo de medo, chateado, mas muito incentivado por sua companheira e pelos profissionais de educação física da academia que mostravam a ele diariamente os benefícios de permanecer treinando e melhorando. Ele ainda está em recuperação, mas perdeu peso, normalizou a pressão arterial, frequenta a academia regularmente e já corre atrás da filha pequena no largo de São Sebastião sem dificuldades, sem reclamar e ainda carregando o velocípede nas costas. Fato que a dois anos seria impossível de se ver.
Dessa forma encontremos a motivação, tenhamos em mente que iniciar a atividade física o quanto antes é obrigatório para a saúde do coração e a longevidade. Comecemos de forma simples como o primeiro paciente, com disciplina, cortando os excessos alimentares, e seguindo o exemplo do segundo, quebrando preconceitos, apenas começando e acompanhados de profissionais e familiares para mudar de vida. O exercício físico transforma e vicia, acreditemos na capacidade de melhorar a qualidade de nossas vidas e das pessoas que convivem conosco. É possível!!!
Enfermeira Emergencialista, Christiane de Carvalho – COREN/AM 238979
Especialista em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia
American Heart Association
chris.simoes@gmail.com
Câmara Municipal de Manaus - CMM
FONTE: http://acritica.uol.com.br/blogs/blog_do_fabricio_lima/Saude-coracao_7_703799616.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário