José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dia Internacional da Hipertensão «Vamos adoptar um estilo de vida mais saudável!»

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Internacional da Hipertensão «Vamos adoptar um estilo de vida mais saudável!»

Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Mas apenas 16% estão controlados. Para a prevenção do aparecimento da doença é necessário a adopção de um estilo de vida mais saudável.

Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Mas apenas 16% estão controlados. Para a prevenção do aparecimento da doença é necessário a adopção de um estilo de vida mais saudável. Na maioria dos casos não se sabe a causa do aparecimento desta doença apenas se sabe que é mais frequente o aparecimento em pessoas idosas ou que tenham tido pessoas na família com hipertensão. A hipertensão arterial pode ser causada também pelo tabagismo, pelo stress, pelo sedentarismo, por uma má alimentação, pela obesidade e pelo consumo exagerado de sal e de álcool.
Para a prevenção desta é necessário adoptar um estilo de vida mais saudável. Tudo isto depende de vários actos como uma alimentação rica em vegetais, frutos, e com baixo teor de gorduras, a redução da ingestão de sal na alimentação, a prática regular de exercício físico, o consumo moderado de álcool, a cessação do hábito de fumar, adequar o peso à idade e à estatura.
Esta doença pode manifestar-se através de tonturas, cefaleias ou até um mal-estar. Mais tarde acaba por afectar o cérebro, o coração e também os rins.
Por isso hoje, Dia Internacional da Hipertensão vá fazer um diagnóstico ao posto médico mais próximo e meça a pressão arterial e veja se os seus níveis estão acima do limite normal.

Joana Raposo
FONTE: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=96952&mostra=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário