José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Programa Saúde na Escola é tema de oficina

terça-feira, 22 de maio de 2012

Programa Saúde na Escola é tema de oficina

Estimular o compromisso com as escolas e capacitar facilitadores para desenvolver práticas voltadas para a atenção, promoção e prevenção de agravos à saúde nas escolas estão entre os objetivos de uma oficina que será realizada nesta segunda, 21, e terça-feira, 22, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação Estadual de Saúde do Adolescente.
Realizada na Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), em Belém, a atividade acontece em parceira com o Ministério da Saúde (MS), que destacou quatro facilitadoras da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem, Gracielly Delgado, Lílian Cherulli, Denise Bueno e Edna Moura. Participam da oficina profissionais das áreas de saúde e educação de 45 municípios paraenses que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE), principal objeto de estudo e debate do encontro.
Segundo a coordenadora estadual de Saúde do Adolescente, Vera Canto, a oficina abordará a questão de saúde dos estudantes, que passa pela questão de obesidade, aferição de pressão arterial, saúde bucal, saúde mental, auditiva e oftalmológica.
A realização da atividade tem associação direta com a Caderneta da Saúde da Adolescente, desenvolvida pelo Ministério da Saúde e já adotada pelos municípios. O material é entregue através das Unidades de Saúde da Família em atendimento individualizado com o especialista ou em atividades promovidas em grupo com enfermeiros. Os meninos e meninas recebem a caderneta e fazem avaliações gerais de peso, altura, IMC, mucosa bucal, simetria e coluna. Outra forma de distribuição ocorre através da visita às escolas com o Programa Saúde na Escola, do Governo Federal.
A caderneta se trata de um livreto de 48 páginas com diversos elementos e ilustrações, que tem como objetivo levar ao adolescente informações úteis nessa fase de sua vida. O conteúdo aborda as modificações que ocorrem em seu corpo durante o período de puberdade: desenvolvimento, maturação sexual, menstruação e hormônios, por exemplo.

FONTE: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=99887

Nenhum comentário:

Postar um comentário