José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade - Saiba o que é e como tratar

terça-feira, 29 de maio de 2012

Obesidade - Saiba o que é e como tratar

Um dos males do século, devido a má alimentação e a prática de atividades físicas, a obesidade preocupa e é um dos principais problemas da saúde publica da atualidade.
Ariston Sal Junior
Publicado 25/05/2012 às 11:37:16 - Atualizado em 25/05/2012 às 11:44:52


Um dos males do século, devido a má alimentação e a prática de atividades físicas, a obesidade preocupa e é um dos principais problemas da saúde publica da atualidade. Caracterizada pelo excesso de peso, ocasionado por grande acúmulo de gordura corporal a obesidade é uma doença universal de prevalência crescente e que vem adquirindo proporções alarmantemente epidêmicas.

De acordo com o Dr. Joe Waltrick Junior, a técnica mais utilizada e recomendada, inclusive pela Organização Mundial de, para diagnosticar um quadro de obesidade é o cálculo do IMC – Índice de Massa Corpórea. “Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em quilogramas (Kg) pela sua altura elevada ao quadrado [de sua altura]. Veja o quadro:
Joe destaca que uma série de doenças podem se desenvolver em consequência de um quadro de obesidade. Hipertensão arterial sistêmica; infarto; dislipidemias; incontinência urinária, pedras na vesícula; diabetes; apneia do sono; doenças articulares, insuficiência cardíaca, infertilidade, câncer... “Para prevenir desenvolver a obesidade, basta praticar exercícios físicos, ter uma dieta alimentar saudável (bons hábitos alimentares) e mudanças nos hábitos de vida”, aponta o médico.
Milagres para perder peso, não existem. Apesar das promessas de alguns regimes e produtos que insistem em dizer o contrário. Joe é categórico. Não existem alimentos que revertam a obesidade. Segundo ele, apenas a ingestão de alimentos saudáveis, com poucas calorias, farão com que a pessoa mantenha um peso adequado. Tratamentos milagrosos como ofertas de super-produtos sem estudo científico comprobatório, são considerados mitos para o médico.
Tratamento:
Após o diagnóstico de um quadro de obesidade, o tratamento deve ser realizado em um trabalho multidisciplinar, com profissionais da área da saúde como: nutricionista, endocrinologista, professor de educação física e cirurgião bariátrico. “Profissionais da área de psiquiatria e psicólogos também são importantes caso problemas emocionais estejam presentes, o que é bastante comum”, destaca o Dr. Joe Waltrick Junior. “O tratamento da obesidade é sempre necessário e implica primeiramente em firme desejo e determinação do paciente obeso e de seu médico”, complementa.

Joe destaca também que pessoas com IMC até 35 podem ser tratadas apenas pelos métodos tradicionais (dieta, exercícios, medicamentos e mudança de hábitos), desde que não acompanhem nenhuma comorbidade (coexistência de transtornos ou doenças). “Já nos casos de obesidade grau II com IMC acima de 35 acompanhadas de comorbidades e obesidade mórbida, com IMC de 40 ou mais, estes métodos se mostram pouco efetivos”, afirma o médico. Para estes casos, Joe diz que a cirurgia da obesidade, também conhecida como cirurgia bariátrica, é um tratamento comprovadamente eficaz na redução e manutenção de peso.
Existem algumas opções de cirurgia da obesidade, e estas devem ser reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), e realizada por um médico cirurgião membro dessa Sociedade. A cirurgia mais realizada mundialmente é a cirurgia de gastroplastia com reconstituição em Y de Roux. “Essa cirurgia, além da restrição mecânica representada pela redução gástrica, restringe a ingestão alimentar e modifica a produção de hormônios que modulam a fome e a saciedade, explica Joe. “Como vantagens, a perda de peso será adequada e duradoura, com baixo índice de insucesso”, garante.

Joe diz que já operou em Jaraguá do Sul cerca de 120 pessoas, todas com sucesso. Ele coloca ainda à disposição dos pacientes que procuram informações e esclarecimentos sobre o tratamento cirúrgico, materiais fotográficos (antes e depois) e relatos dos pacientes quanto á melhora da qualidade de vida e saúde.
FONTE: http://www.ocorreiodopovo.com.br/blush/obesidade-saiba-o-que-e-e-como-tratar-4941284.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário