José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: HC realiza primeiro mutirão de cirurgia da obesidade

terça-feira, 22 de maio de 2012

HC realiza primeiro mutirão de cirurgia da obesidade


                                                                          hc-ufpe


Ascom HC UFPE
Referência estadual em cirurgia da obesidade (gastroplastia), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) realiza neste sábado (19) e domingo (20), a partir das 8h, o primeiro mutirão que beneficiará 12 pacientes com obesidade mórbida. A ação visa reduzir a fila de espera para o procedimento no HC com 270 pacientes cadastrados.
Participarão do mutirão quatro cirurgiões gerais, oito residentes, dois enfermeiros, dois assistentes sociais e a equipe de apoio administrativo. O procedimento, que dura em média três horas, será feito por videolaparoscopia (técnica minimamente invasiva) em 60% dos pacientes e 40% deles serão submetidos à técnica convencional. “A cirurgia tem riscos como qualquer outra, porém esses pacientes são mais graves com comorbidades como diabetes e hipertensão. Se faz necessário então uma retaguarda de leitos de UTI”, explica o chefe da Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz. Nos dois dias de mutirão uma assistente social fará o acolhimento dos acompanhantes dos pacientes.

A gastroplastia é indicada para pessoas com obesidade mórbida, ou seja, índice de massa corporal (IMC) acima de 40 e acima de 35 com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial). Ela consiste em reduzir o tamanho do estômago e excluir parte do intestino contribuindo para o processo de emagrecimento.
O HC oferece o serviço desde 1997 e já operou mais de dois mil pacientes
São realizadas, em média, 10 cirurgias por mês e a equipe é composta de cirurgiões e grupo multidisciplinar englobando enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social). O tempo de espera para o procedimento é de dois anos em média.

Mais informações
Ambulatório de Obesidade HC/UFPE: (81) 2126 3510

FONTE: http://www.abrahue.org.br/index.php/artigos/231-hc-realiza-primeiro-mutirao-de-cirurgia-da-obesidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário